quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Saúde lançará projeto para humanizar e dinamizar o atendimento aos usuários friburguenses

O Comitê de Gestão da Saúde de Nova Friburgo tem trabalhado incansavelmente para solucionar os principais problemas da saúde pública municipal. Após iniciar um mutirão de cirurgias ortopédicas e uma campanha permanente de doação de sangue, será lançado em breve o projeto Posso Ajudar?, que promete ser um verdadeiro termômetro da prestação do serviço, além de humanizar e dinamizar o atendimento aos usuários.

De acordo com um profundo estudo que está sendo feito sobre o funcionamento da saúde pública em Nova Friburgo, foi detectado que um dos grandes problemas é a falta de informação nas unidades de saúde, o que acarreta uma série de atendimentos desnecessários na unidade. “A gente costuma dar um exemplo muito claro: tem um paciente que vai dez vezes em um mês à emergência do hospital, porque está com pressão alta. O projeto vai referenciá-lo a uma unidade que possa fazer o acompanhamento de sua pressão. 

Outra coisa que incomoda muito o usuário quando chega ao Raul Sertã é a falta de informação. E a função do Posso Ajudar? também é essa. É um serviço que existe para estruturar e melhorar a logística e a angústia das pessoas que procuram o hospital”, explicou Michelle Silvares, subsecretária hospitalar.

Ainda de acordo com Michelle, o projeto também visa humanizar o atendimento nas unidades de saúde, principalmente no Hospital Municipal Raul Sertã, além de funcionar como serviço de reclamação, já que permite à Secretaria de Saúde identificar e corrigir possíveis falhas no sistema e no acolhimento ao paciente.

O que nós queremos fazer a partir de agora é um trabalho ativo de saúde. Até então, estávamos muito passivos, sentados, esperando o problema acontecer. E além de não querer que o problema aconteça, queremos trabalhar de forma ativa, e não reativa. Assim vamos conseguir promover saúde com maior segurança”, esclareceu Michelle.

Nenhum comentário: