sexta-feira, 17 de março de 2017

Livro “Jaceguai 27” narra importante capítulo da MPB

Sarau em São Pedro da Serra lança a campanha de financiamento coletivo para publicação do livro de Leila Affonso e Jorge Fernando dos Santos, com participação da cantora Luhli 

A campanha de financiamento coletivo do livro "Jaceguai 27", escrito a quatro mãos pela carioca Leila Affonso e o mineiro Jorge Fernando dos Santos, será lançada em um sarau nesta sexta-feira, dia 17 de março, às 20 horas, na Ecoarte (Rua Rodrigues Alves - São Pedro da Serra/Nova Friburgo - RJ). Entre os convidados, destaca-se a compositora e cantora Luhli. Entrada franca.



Foi na Rua Jaceguai, 27, no tradicional bairro carioca da Tijuca, que muitas histórias se passaram relacionadas à Música Popular Brasileira, resultando na formação do Movimento Artístico Universitário (Mau). Segundo o jornalista Sérgio Cabral, o imóvel de dois andares foi tão importante para a MPB quanto à casa da Tia Ciata foi para o samba e o apartamento de Nara Leão, para a Bossa Nova.

Em 1961, o psiquiatra e violonista Aluizio Augusto Porto Carreiro de Miranda e sua esposa, Maria Ruth, alugaram o imóvel e nele passaram a realizar reuniões com músicos da velha guarda, entre os quais, Bororó, Cartola, Donga e o também chargista Nássara.


Em 1966, suas filhas adolescentes, Regina e Angela, passaram a convidar os amigos e colegas, que transformaram as noites de sexta-feira em saraus cada vez mais frequentados. E foi a partir desses encontros que nasceu o Mau, formado por talentos como Aldir Blanc, Gonzaguinha, Ivan Lins, Cesar Costa Filho, Eduardo Lages, Lucinha Lins, Sílvio da Silva Júnior, Marcio Proença e muitos outros.

Nenhum comentário: