sexta-feira, 10 de março de 2017

Renato Bravo trata dos 200 anos de Nova Friburgo com representante do governo do Cantão de Fribourg

Na manhã de quarta-feira, dia 8, o prefeito Renato Bravo recebeu em seu gabinete Raphael Fessler, presidente da Associação Fribourg – Nova Friburgo, e representante do governo do Estado de Fribourg, na Suíça. Do encontro, que tratou dos festejos dos 200 anos de Nova Friburgo em 2018 – com atividades no Brasil e na Suíça -, participaram os secretários de Gabinete, Viviane Fernandes; de Cultura Marcos Marins e de Turismo, Wilton Neves; o subsecretário da Casa Civil, Guillaume Isnard, e o ouvidor Girlan Guilland. Acompanharam o visitante, Márcio Folly e Elisabeth de Castilho, da Casa Suíça de Nova Friburgo.


Raphael Fessler relatou a Renato Bravo que o governo do Cantão de Fribourg – de onde partiu a maioria dos colonizadores de Nova Friburgo -, decretou 2018 como o “Ano Nova Friburgo” e estão sendo organizados vários eventos comemorativos, como exposições, festivais de música e gastronômico, viagens de uma comitiva de suíços a Nova Friburgo e de comitiva friburguense a Fribourg, entre outros detalhes. O prefeito de Nova Friburgo foi convidado, através de ofício, para visitar Fribourg, quando declarou que o convite estava aceito.

As comemorações pelos 200 anos de Nova Friburgo envolvem outros 11 cantões suíços e caberá ao Cantão de Fribourg motivar a participação dos demais nos festejos, enquanto Nova Friburgo deverá motivar os descendentes de suíços das cidades próximas.


O prefeito Renato Bravo disse estar honrado em conhecer pessoalmente e receber Raphael Fessler e agradeceu o convite oficial do governo de Fribourg para visitar a terra dos colonizadores de Nova Friburgo. Está em seus planos iniciar as comemorações já por ocasião dos 199 anos da cidade brasileira, em 16 de maio deste ano. Bravo comentou o recente encontro com o cônsul da Suíça, quando, além dos festejos, tratou também de negócios recíprocos. “A partir deste momento quero ser um soldado e obedecer às suas ordens como comandante”, disse o prefeito a Fessler, entusiasmado com os preparativos para a grande comemoração.

Nenhum comentário: