quinta-feira, 13 de abril de 2017

Casas construídas após desastre na Serra do Rio foram superfaturadas para pagar campanha de Pezão

(Via CBN): Um dos ex-executivos da Odebrecht, Benedicto Barbosa da Silva Júnior, contou, em delação premiada, que a empreiteira efetuou pagamentos de R$ 20 milhões e 800 mil euros para campanha do governador Luiz Fernando Pezão, a pedido do ex-governador Sérgio Cabral. No depoimento prestado aos procuradores da República, Benedicto contou que Cabral convocou uma reunião no Palácio Guanabara, no início de 2014, solicitando que fossem feitas doações para campanha do seu candidato e então vice-governador do estado.

O delator disse que Cabral orientou que essas doações fossem feitas através de "créditos" que o governador tinha em obras da Odebrecht em execução no estado do Rio. Os valores foram negociados de acordo com cada obra porque, segundo Benedicto, a empreiteira não pagava a proporção de 5% cobrada por Cabral nos contratos superfaturados. Posteriormente, os repasses foram feitos ao condinome "Proximus", utilizado, segundo o delator, pelo já ex-governador Sérgio Cabral.

Entre as obras que Benedicto apontou terem sido usadas paras doações ilegais estão a Linha 4 do metrô, a expansão da Estação General Osório e até a construção de casa emergenciais na Região Serrana do Rio. Só no projeto entitulado em uma das planilhas como "Nova Friburgo", o ex-governador teria recebido R$ 5 milhões.

Do Blog: Será que nomes friburguenses também tomarão a mídia nacional na operação Lava Jato? 

Nenhum comentário: