sexta-feira, 28 de abril de 2017

Saúde: não faltam médicos no posto de Conselheiro e na UBS de Riograndina

 Com relação às denúncias e reclamações compartilhadas na manhã de quinta-feira, 27, nas redes sociais, com relação à suposta falta de médicos no Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, no distrito de Conselheiro Paulino, e na Unidade Básica de Saúde de Riograndina, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que as informações divulgadas não procedem.

O Posto de Saúde Doutor Waldir Costa, de Conselheiro Paulino, conta atualmente com duas médicas atendendo à população. Uma das médicas titulares da unidade entrou de licença na semana passada, por motivo de doença e, desde a última terça-feira, 25, uma médica substituta já atende aos pacientes no lugar da profissional afastada temporariamente. A outra médica que atende no posto é cubana, vinda através do Programa Mais Médicos, do governo federal.

Já com relação às queixas dos pacientes de Riograndina, quanto à suposta falta de médicos na unidade, também não procede. Os gestores da pasta esclarecem que todas às quintas-feiras, o médico realiza visitas domiciliares a pacientes acamados, por isso não estava na unidade. No entanto, reforça que o médico atendeu espontaneamente sete pacientes que estavam no local, antes de partir para as visitas domiciliares. Além disso, nesta quinta-feira, 27, também foi realizada coleta de sangue na Unidade Básica de Saúde de Riograndina, atendendo 20 moradores da localidade. Além disso, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará um novo médico, do Programa Mais Médicos, com a chegada de novos profissionais prevista para o final do mês de maio.

Quanto à não marcação de consultas nesta quinta-feira, 27, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que o médico que atende na unidade estará em reunião na próxima terça-feira, 2 de maio. Como na segunda-feira, 1º de maio, é feriado, na quinta-feira, 4, são feitas as visitas domiciliares a pacientes acamados, a direção da unidade optou por não realizar marcação de consultas, a fim de evitar o contratempo da remarcação das mesmas e eventuais transtornos aos pacientes. Todas as quartas-feiras, a parte da tarde é reservada aos atendimentos de pré-natal, mas, excepcionalmente na próxima quarta-feira, 3, o período matinal será dedicado ao atendimento de pacientes sem agendamento prévio.

A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que as consultas agendadas são as programadas, aquelas que não são urgentes. No entanto, todos os postos de saúde atendem diariamente as chamadas demandas espontâneas, que são aqueles pacientes que chegam à unidade passando mal, não tem consulta agendada, mas recebem atendimento imediato. E, caso seja necessário, passam pelo médico.

Nenhum comentário: