sábado, 8 de abril de 2017

Sebrae lança novo edital para seleção de consultores financeiros que atenderão Pequenos Negócios

Objetivo é selecionar 221 consultores para orientar empresários na tomada de crédito. Maior número de vagas é para Rio de janeiro e São Paulo

Aposentados da rede bancária terão nova chance para atuar pelo projeto “Senhor Orientador”, lançado pelo Sebrae no dia 15 de março. O novo edital, publicado visa preencher 221 vagas alocadas em todas as regiões do país. Os consultores credenciados reforçarão o time de orientadores para auxiliar os Pequenos Negócios no acesso ao crédito, com foco em linhas do Banco do Brasil voltadas especificamente para o segmento. As inscrições, que podem ser feitas AQUI e estão abertas e encerram no dia 10 de abril.

O primeiro edital foi lançado em fevereiro, quando foram selecionados 310 consultores. Entre os pré-requisitos para participar, o interessado precisa ser aposentado; ter, no mínimo, 60 anos; e possuir, pelo menos, dez anos de experiência em análise de crédito e atendimento à pessoa jurídica. O processo de credenciamento terá três etapas: inscrição; habilitação e qualificação técnica; e treinamento e avaliação do uso da ferramenta operacional, plataforma que será utilizada no trabalho dos consultores.

A expectativa é que 37 mil micro e pequenas empresas sejam atendidas por esses consultores até o fim do ano em todo país.

O maior número de vagas é para os estados do Rio de janeiro e São Paulo e a distribuição em todo país ficou assim: Acre (8), Alagoas (5), Amazonas (12), Amapá (8), Ceará (12), Distrito Federal (8), Espírito Santo (5), Goiás (12), Maranhão (9), Minas Gerais (9), Mato Grosso do Sul (8), Mato Grosso (10), Pará (10), Paraíba (6), Pernambuco (8), Piauí (5), Paraná (9), Rio de Janeiro (17), Rio Grande do Norte (7), Rondônia (7), Roraima (8), Rio Grande do Sul (12), Sergipe (5), São Paulo (17), Tocantins (4).

Como funciona

O Senhor Orientador deu início à fase de operação do Programa Empreender Mais Simples: menos burocracia, mais crédito, convênio assinado em janeiro entre o Sebrae, o Governo Federal e o BB com o objetivo de simplificar a gestão de micro e pequenas empresas e orientar o financiamento a empresários. É prevista a liberação do montante total de R$ 8,8 bilhões para capital de giro pelo banco.

O empresário interessado em obter esse crédito deve procurar o Sebrae em seu estado. Ele será encaminhado a um dos consultores credenciados no Senhor Orientador para realizar diagnóstico da empresa e avaliar se o financiamento é a melhor solução para o negócio.

A consultoria será presencial e remunerada (em média, R$ 450 por empresa atendida), com duração de quatro horas. Cada consultor poderá atender até 200 empresas. Os selecionados firmarão contrato com o Sebrae até dezembro de 2018.

Nenhum comentário: