quarta-feira, 31 de maio de 2017

Cordeiro realiza Seminário de Abertura do PNAIC-2017

Na última quinta-feira, 25, foi realizado no Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, em Cordeiro, o Seminário de Abertura do PNAIC-2017 (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa). O pacto tem como propósito apoiar professores que atuam no ciclo de alfabetização no planejamento de aulas e utilização, de modo articulado, de materiais e referências curriculares e pedagógicas ofertados pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura) às redes que aderirem ao PNAIC.

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, dos estados e municípios para assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental, idade em que precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas; a fluência de leitura; e o domínio de estratégias de compreensão e produção de textos escritos.

Durante o evento, a doutoranda Andressa Farias Vidal ministrou uma palestra, acompanhada com interesse por professores do Bloco Pedagógico, orientadores pedagógicos das unidades escolares da Rede Municipal de Educação e alunos do Curso Normal do Instituto de Educação Inocêncio de Andrade, abordando o tema ‘Os ciclos escolares como possibilidade de trabalho pedagógico’.

Coube ao secretário de Educação de Cordeiro, Luiz Antonio Cavalheiro, promover a abertura oficial do seminário. Ao lado de sua equipe pedagógica – composta por Maria Auxiliadora Cariello, diretora do Departamento Pedagógico; Renata Feijó, coordenadora Local do PNAIC; e professores Orientadores de Estudos, Marcos Vinicius da Costa Oliveira e Roberta Pinheiro Barboza Vogas – o secretário destacou a importância do momento e o trabalho de dedicação dos profissionais que atuam na alfabetização. “É fundamental que tenhamos essa responsabilidade com nossas crianças, pois se trata de ofertar qualidade já no primeiro contato deles com o conhecimento”, disse Luiz Antônio.


Nenhum comentário: