terça-feira, 16 de maio de 2017

Dia Mundial de Combate à LGBTfobia será comemorado nesta quarta

O dia 17 de maio é o Dia Mundial de Combate a LGBTfobia. Nessa data, a população LGBT celebra uma de suas conquistas, quando, em 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou, oficialmente, a homossexualidade do rol de doenças e reconheceu que a homossexualidade é um estado mental tão saudável quanto à heterossexualidade.

Para marcar essa data em Nova Friburgo, o Centro de Cidadania LGBT - Hanna Suzart, da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura de Nova Friburgo, em parceria com o Movimento Social LGBT de Nova Friburgo, realizará quarta-feira, 17, ação de cidadania na Praça Getulio Vagas, no Centro, das 13h às 17h.

A população LGBT, espalhada pelo mundo, aproveita este dia para chamar a sociedade para uma reflexão. Precisamos pensar o quanto de prejuízo traz a humanidade discriminar grupos sociais, disseminando o ódio e a intolerância, que geram violência e vitimam pessoas homossexuais”, afirma a coordenadora do Centro Hanna Suzart, Sílvia Furtado.

Por isso, o evento que será promovido na praça busca abrir uma discussão do que vem, há anos, movimentando a população mundial LGBT e suas denúncias sobre barbáries cometidas contra esse grupo. O movimento LGBT em suas manifestações visa sensibilizar as pessoas sobre a valorização da vida em coletivo nas cidades, pois a população LGBT está em toda parte. “O ser humano pode ser melhor se não deixar se contaminar pelo ódio, que é uma grave doença que ameaça a paz”, afirma Sílvia.

Esse será o tom da ação de cidadania que será promovida na praça Getúlio Vargas. Nesse espaço de diálogos serão expostas frases escritas em cartazes num grande mural, onde qualquer pessoa poderá deixar sua mensagem, pois, segundo apontou Sílvia Furtado, o movimento LGBT luta por uma Nova Friburgo sem LGBTfobia, informando, sensibilizando e conscientizando a população friburguense.

Várias atividades serão promovidas no dia. Além do mural, haverá intervenções teatrais, será realizada uma pesquisa com o tema “direitos e cidadania LGBT”, numa tenda do Centro de Cidadania LGBT – Hanna Suzart.

Programação:

1. Tenda: Distribuição de Informativos: panfletos, cartaz e outros;
2. Pesquisa: Cidadania e LGBTfobia;
3. Mural elaboração de frases: Quero viver em uma cidade que não discrimine pessoas, sem violência e de paz;
4. Atividade Lúdica: Intervenções teatrais.

Nenhum comentário: