quinta-feira, 25 de maio de 2017

Empresas da Região Serrana participam de programa de encadeamento produtivo

Com objetivo de preparar micro e pequenas empresas da Região Serrana a obterem melhores práticas de gestão e tornarem-se fornecedores mais qualificados e competitivos, para alcançarem novas oportunidades de negócio, é que o Sebrae/RJ, em parceria com a Votorantim, desenvolveu um programa de “Encadeamento Produtivo”. Através dele, 25 empresas dos mais variados segmentos,  como construção civil, metalurgia, segurança, transporte, entre outros, estão recebendo consultorias customizadas e participando de atividades que aprimoram seus modelos de gestão, como a que vai acontecer na próxima sexta-feira (26/05), a partir das 8h, na sede da Votorantim, em Cantagalo.

Durante a visita, as empresas participantes do programa terão acesso ao escopo das principais demandas da anfitriã, de modo a adquirirem conhecimentos técnicos sobre as atividades executadas pela mesma e quais são as melhores maneiras para atenderem-na de forma eficaz.

Antes da visita à empresa de cimento em Cantagalo - cujo foco será a capacitação técnica para identificação e concretização de oportunidades de negócio – o Sebrae/RJ já realizou outras atividades este ano pelo programa, incluindo a realização de oficina Canvas (ferramenta que ajuda na elaboração de modelo de negócios através de gerenciamento estratégico) e  visitas técnicas a outras duas empresas da Região Serrana que são referências em processo produtivo, comercialização e Marketing.

No dia 18 de maio os empresários foram à Pedrinco, empresa friburguense de artefatos de concreto e insumos para construção que se destaca pela qualidade de seus processos produtivos e no dia 10 de maio, foi a vez da Almek Center, empresa cantagalense que é referência na aplicação de estratégias de Marketing e Comercialização.


Para o analista do Sebrae/RJ, Tiago Schott, o programa “Encadeamento Produtivo – Votorantim” por meio de suas consultorias, oficinas e visitas técnicas contribui significativamente no desenvolvimento da gestão das empresas participantes, através da inclusão de controles por indicadores de desempenho. “Com a aquisição das informações oferecidas pelo programa, os empresários tornam-se mais capacitados e competitivos para atuar não só no mercado do qual já fazem parte, mas também em novos mercados, com possibilidade de geração de novos negócios. Isso promove a independência dessas empresas junto a quem fornecem seus produtos e serviços já que, com uma nova visão, eles passam a ampliar suas opções. Assim, os empresários da Região Serrana poderão se tornar fornecedores mais qualificados ao desenvolverem adequações para seus produtos e serviços, dentro da qualidade e na quantidade exigidas por seus clientes”, explica.

Como funciona o programa

O “Encadeamento Produtivo” oferece consultorias contínuas específicas, de acordo com as necessidades e perfil de cada empresa participante, de modo a estimular e proporcionar que o empresário esteja plenamente capacitado a administrar seus negócios com eficiência, a ponto de obter lucros e ainda assim, vender seus produtos e serviços a preços competitivos.

Durante todo o programa as empresas participam de capacitações em Finanças, Marketing e Vendas, Mercado, Tributação, Planejamento Estratégico, dentre outros temas, seja por meio de práticas, ou através de visitas técnicas, como as que já aconteceram este ano em empresas de referência na região.

Os consultores também realizam um diagnóstico da empresa, mapeando os pontos fortes e fracos da mesma, possibilitando que seu gestor foque suas ações de forma mais eficaz, potencializando o desenvolvimento do negócio.

Os interessados em obter mais informações sobre o programa de “Encadeamento Produtivo” do Sebrae/RJ, podem entrar em contato pelo telefone (22) 2523-6908.

Nenhum comentário: