terça-feira, 23 de maio de 2017

Hemocentro está com estoques baixos e convoca população a doar sangue

A Secretaria Municipal de Saúde retomou neste fim de semana os mutirões de cirurgias em Nova Friburgo. Enquanto o Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro realizou o primeiro mutirão de laqueaduras em seus 70 anos de atuação na cidade, operando sete mulheres que já estão em casa, o Hospital Municipal Raul Sertã promoveu seis cirurgias ortopédicas, das 43 ainda pendentes, mas que possivelmente serão zeradas até o final do mês, de acordo com a a subsecretária Executiva de Saúde, Michelle Silvares.

Mas para que essa série de ações positivas e necessárias na saúde pública de Nova Friburgo continue, a população precisa fazer a sua parte. Os estoques de sangue do Hemocentro estão muito baixos, o que pode impossibilitar a continuidade dos mutirões de cirurgias, já que cada cirurgia demanda, pelo menos, duas bolsas de sangue.

Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde convoca, mais uma vez, a população de Nova Friburgo a colaborar, doando sangue ao Hemocentro da cidade. Todos os tipos sanguíneos estão com os estoques abaixo do ideal e necessitam de doações urgentes.

COMO DOAR SANGUE?

O Hemocentro de Nova Friburgo fica anexo ao Hospital Municipal Raul Sertã, no Centro, e recebe os doadores de sangue de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30. Os interessados precisam estar munidos de carteira de identidade ou outro documento com foto.

QUEM PODE DOAR SANGUE?

O doador de sangue precisa ter entre 18 e 65 anos (desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos), pesar no mínimo 50kg, estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas) e estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem à doação). 

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (22) 2523-9000.

Nenhum comentário: