domingo, 7 de maio de 2017

Nova Friburgo sediará o evento internacional Mountains 2018

O Mountains 2018 é um evento internacional que visa reunir pesquisadores, técnicos, formuladores de políticas e outros envolvidos com os múltiplos aspectos da realidade dos ambientes de montanha. O evento busca promover a disseminação e ampliação do conhecimento sobre o tema a partir da identificação de lições aprendidas e compartilhamento de experiências e pesquisas sobre o uso e desafios relacionados ao desenvolvimento sustentável nesses ambientes.


O Mountains 2016, o primeiro da série, foi realizado em Bragança, Portugal. Um dos marcos desse evento foi o lançamento da Rede de Investigação de Montanha da Lusofonia (LuMont) para fortalecer o intercâmbio entre os países de língua portuguesa. Essa rede fortaleceu a indicação da realização do evento seguinte no Brasil. Assim, o Mountains 2018 ocorrerá de 11 a 15 de dezembro de 2018, em Nova Friburgo.

O evento será estruturado em dois eixos: III Workshop sobre Desenvolvimento Sustentável em Ambientes de Montanha e a II Conferência Internacional sobre Pesquisa para o Desenvolvimento Sustentável em Regiões de Montanha. O Workshop focalizará situações práticas da gestão sustentável dos ambientes de montanha, envolvendo os diversos atores que atuam nessas realidades. A Conferência discutirá questões relacionadas a pesquisas científicas sobre montanhas e perspectivas para ampliar e disseminar o conhecimento sobre o tema, envolvendo pesquisadores e outros profissionais interessados.

A fim de possibilitar maior capilaridade na organização, os organizadores do Mountains 2018 convidam organizações, pesquisadores e demais interessados para contribuírem com a concepção, organização e apoio à iniciativa. As sugestões sobre temas e a indicação da possível forma de participação (patrocinador, ouvinte, palestrante, debatedor, coordenador de mesa redonda ou oficina, etc) devem ser encaminhadas para o e-mail mountains2018.br@gmail.com até o dia 20 de maio de 2017.

Nenhum comentário: