sábado, 13 de maio de 2017

Secretaria de Agricultura de Nova Friburgo alerta para a vacinação contra aftosa

A vacinação da febre aftosa teve início em 1º de maio, em 22 estados brasileiros, incluindo o Rio de Janeiro. Em Nova Friburgo não foi diferente. De acordo com a Secretaria Municipal de Agricultura, as vacinas estão disponíveis nos postos de venda para serem retiradas pelos criadores. A venda das vacinas só é permitida durante o período da campanha. Hoje só é preciso o criador apresentar o CPF e sua inscrição para adquirir as vacinas. 

Em Nova Friburgo, as lojas autorizadas são a Farmácia Globo, a Comercial Friburguense e a Casa do Adubo. A meta é vacinar até o dia 31 de maio um número aproximado de oito mil animais. Em nível nacional espera-se vacinar 198 milhões de bovinos e bubalinos (búfalos).

A aftosa é uma doença viral altamente contagiosa, que pode levar a perdas econômicas. A transmissão se dá por contato direto com animais infectados, contato com secreções, vetores móveis (homens, animais domésticos), que tenham estado em contato com animais contaminados, veículos e equipamentos nas mesmas condições.

A prevenção à doença, em primeiro lugar, deve ser feita através da vacinação do vírus inativo. Por isso, a importância dos criadores em buscarem as vacinas e aplicarem dentro do prazo estipulado pelo governo. Outras formas de prevenção é manter desinfectados os locais onde os animais vivem e, principalmente, identificar os sintomas e separar imediatamente os animais através de medidas de quarentena, entrando em contato com profissionais veterinários da Secretaria de Agricultura, pelo telefone 2523-5877.

Os sintomas revelados nos primeiros dias são manifestações de feridas, falta de apetite, calafrios, febre e redução na produção de leite. Após a identificação das aftas, o animal não consegue mais se alimentar ou caminhar, ficando prostrado e fraco. A aftosa não representa risco para a saúde humana. A doença não é transmitida pelo consumo de carne, leite ou derivados. Alguns casos de relatos de feridas nas mãos e outros sintomas leves foram identificados em pessoas que lidavam de forma muito próxima com animais infectados.

Depois de vacinar, os criadores devem entrar em contato com o Núcleo de Defesa para declarar que vacinou o seu rebanho. “Essa declaração é imprescindível”, afirma Luiz Fernando, veterinário da Secretaria Municipal de Agricultura.

O núcleo fica localizado na Rua Euclides Solon Pontes, 30, Centro (a mesma rua do Colégio Estadual Jamil El-Jaick).

Nenhum comentário: