quinta-feira, 11 de maio de 2017

Secretaria de Saúde retoma licitação de medicamentos parada desde o ano passado e unidades começarão a ser abastecidas

A Secretaria Municipal de Saúde finalizou no último dia 4 de maio, processo licitatório para a compra de mais de 240 medicamentos para abastecer as principais unidades de saúde de Nova Friburgo, em especial o Hospital Municipal Raul Sertã e o Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de Castro. O certame, parado desde o ano passado, foi retomado pela atual gestão e custou mais de R$ 600 mil aos cofres do município. A empresa vencedora da licitação já começará a reabastecer as unidades de saúde a partir desta quinta-feira, 11.

Desde a transição de governo, em novembro e dezembro do ano passado, a atual gestão fez diversas notificações à administração anterior e um minucioso levantamento de processos referentes à pasta, de forma a entender qual a necessidade de cada unidade ou setor.

Nossa preocupação é, primeiramente, manter a saúde abastecida e, em segundo lugar, criar processos de trabalho para que a gente possa dar continuidade às licitações sem nenhum tipo de questionamento, afinal de contas lidamos com dinheiro público. O grande problema é que cada unidade trabalhava de forma independente. Por isso estamos criando protocolos institucionais de trabalho para que um único setor, neste caso o almoxarifado central, entenda qual é a real necessidade da saúde como um todo. Com a primeira etapa do trabalho concluído conseguimos, finalmente, dar continuidade ao processo licitatório e vamos reabastecer as unidades de Saúde a partir de agora”, declarou Michelle Silvares, subsecretária executiva de Saúde.

Michelle destaca que, para esta aquisição de medicamentos, materiais e insumos, foi feito um levantamento junto aos farmacêuticos dos processos de trabalho da secretaria. Nesse sentido foi realizada uma minuciosa auditoria no início de abril sobre a dispensação de medicamentos nos diversos setores do Hospital Raul Sertã. Na ação, foram identificados graves problemas que geram gastos desnecessários à pasta, desorganização e total falta de controle de estoque.

Após esse rigoroso processo, que também contou com incursões em todos os setores da unidade, a Secretaria Municipal de Saúde devolveu ao almoxarifado central todos os medicamentos encontrados em diversos setores do hospital. Todos estavam literalmente espalhados e desorganizados no hospital e representam mais de R$ 250 mil em medicamentos essenciais. A devolução dos remédios representou uma enorme economia aos cofres públicos, já que poderiam ter sido desperdiçados, obrigando nova compra pela municipalidade.

Nenhum comentário: