A Secretaria Municipal de Saúde finalizou no último dia 4
de maio, processo licitatório para a compra de mais de 240 medicamentos para
abastecer as principais unidades de saúde de Nova Friburgo, em especial o
Hospital Municipal Raul Sertã e o Hospital Maternidade Doutor Mario Dutra de
Castro. O certame, parado desde o ano passado, foi retomado pela atual gestão e
custou mais de R$ 600 mil aos cofres do município. A empresa vencedora da
licitação já começará a reabastecer as unidades de saúde a partir desta
quinta-feira, 11.
Desde a transição de governo, em novembro e dezembro do ano
passado, a atual gestão fez diversas notificações à administração anterior e um
minucioso levantamento de processos referentes à pasta, de forma a entender
qual a necessidade de cada unidade ou setor.
“Nossa preocupação é, primeiramente, manter a saúde
abastecida e, em segundo lugar, criar processos de trabalho para que a gente
possa dar continuidade às licitações sem nenhum tipo de questionamento, afinal
de contas lidamos com dinheiro público. O grande problema é que cada unidade
trabalhava de forma independente. Por isso estamos criando protocolos
institucionais de trabalho para que um único setor, neste caso o almoxarifado
central, entenda qual é a real necessidade da saúde como um todo. Com a
primeira etapa do trabalho concluído conseguimos, finalmente, dar continuidade
ao processo licitatório e vamos reabastecer as unidades de Saúde a partir de
agora”, declarou Michelle Silvares, subsecretária executiva de Saúde.
Michelle destaca que, para esta aquisição de medicamentos,
materiais e insumos, foi feito um levantamento junto aos farmacêuticos dos
processos de trabalho da secretaria. Nesse sentido foi realizada uma minuciosa
auditoria no início de abril sobre a dispensação de medicamentos nos diversos
setores do Hospital Raul Sertã. Na ação, foram identificados graves problemas
que geram gastos desnecessários à pasta, desorganização e total falta de
controle de estoque.
Após esse rigoroso processo, que também contou com incursões
em todos os setores da unidade, a Secretaria Municipal de Saúde devolveu ao
almoxarifado central todos os medicamentos encontrados em diversos setores do
hospital. Todos estavam literalmente espalhados e desorganizados no hospital e
representam mais de R$ 250 mil em medicamentos essenciais. A devolução dos
remédios representou uma enorme economia aos cofres públicos, já que poderiam
ter sido desperdiçados, obrigando nova compra pela municipalidade.
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