sábado, 13 de maio de 2017

Sisreg dá mais transparência à marcação de consultas e distribui vagas de forma mais justa

Foto Ilustrativa
Após a implantação da Central de Regulação Online em Nova Friburgo, através do sistema Sisreg, no início de março, uma série de dúvidas e questionamentos surgiu por parte da população, ainda se habituando à mudança que visa melhorar a prestação do serviço.

Para tentar sanar essas dúvidas, a Secretaria Municipal de Saúde esclarece que como em todas as atividades da atual gestão em saúde, o planejamento precede as ações a serem executadas. O diagnóstico situacional realizado pelo Comitê de Gestão da Saúde ainda durante a transição de governo já apontava para a necessidade de implantação da regulação através de um sistema informatizado. O planejamento estabeleceu uma série de ações a serem executadas no sentido de melhorar o atendimento e possibilitar que sejam atingidas metas de claro entendimento a população.

Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a Central de Regulação não se restringe apenas a simples marcação de consultas: “(O Sisreg) se constitui como uma função essencial da gestão que dá suporte a mudança do modelo organizacional da saúde pública revertendo o modelo hospitalocêntrico para o modelo onde a atenção primária à saúde é, preferencialmente, a porta de entrada do SUS, responsável pelo acompanhamento e por acionar outros níveis de complexidade de atendimento a fim de garantir a integralidade do cuidado ao paciente”, declarou a secretária municipal de Saúde, Suzane Menezes.

Cabe registrar também que o Sisreg é simplesmente uma ferramenta eletrônica que facilita a regulação de vagas e leitos, permitindo a transparência do acesso dos pacientes aos órgãos de controle, viabilizando o uso racional dos recursos de forma mais justa e igual.

Números do Sisreg (de 15 de marca à 17 de abril)

Passado esse período de apuração e levantamento de dados, a atual gestão pôde, enfim, colocar em prática o que havia sido programado para a cidade. Apenas no setor de TFD, que de outubro de 2016 a fevereiro de 2017 realizava o transporte de 1.400 pacientes em média por mês, em março este número saltou para 2.191 e, até 17 de abril, já registrava 1.740 pacientes transportados pelo setor, números bem acima da média apresentada pelo governo passado.

Outros números que chamam a atenção referem-se ao comparativo entre todo o ano de 2016 e 2017 (até o dia 17 de abril). No ano passado apareciam no Sistema de Cadastro Nacional dos Estabelecimentos de Saúde (SCNES), 3.616 estabelecimentos de saúde do município, contra 4.998 cadastrados pela atual gestão até 17 de abril. Se antes não havia nenhuma informação sobre os operadores do sistema Sisreg, agora já são 239 cadastrados pela Secretaria Municipal de Saúde.

Sisreg amplia número de vagas: de 2.179 do ano passado para 14.140 vagas no Governo Renato Bravo

Um número que cresceu vertiginosamente é o de vagas programadas por mês no sistema Sisreg. Enquanto em 2016 eram apenas 2.179, até 17 de abril deste ano a Secretaria Municipal de Saúde já conseguiu liberar 14.140 vagas, quase seis vezes mais que o número alcançado pelo governo passado, em apenas três meses e meio de gestão do Governo Renato Bravo. E, se até o ano passado não se tinha informação sobre o número de pessoas que aguardavam o agendamento de exames, consultas e procedimentos, o Comitê de Gestão da Saúde já identificou 3.659 pacientes nessa situação, e a Secretaria Municipal de Saúde já está providenciando o contato com os usuários para a marcação e realização dos exames. Neste mesmo período, de 15 de março a 17 de abril, foram autorizados 22.675 exames, quase sete vezes mais que o autorizado pelo governo passado no mesmo período de 2016.

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