terça-feira, 20 de junho de 2017

Defesa Civil de Nova Friburgo forma agentes comunitários em Amparo

A Secretaria Municipal de Defesa Civil da Prefeitura de Nova Friburgo realiza a formatura do curso de formação de agentes comunitários de Defesa Civil, no distrito de Amparo, na quarta-feira, 21, às 20h, na sede da Associação de Amigos e Moradores de Amparo (Assamam). São 16 formandos, entre jovens e adultos, que receberam a capacitação no período de 29 de março a 14 de junho.



Débora Lutterbach e Jailton Schumacker, respectivamente gerentes operacional e técnico da Secretaria de Defesa Civil, explicam que os novos agentes comunitários de Defesa Civil participaram de palestras e aulas práticas sobre primeiros socorros, psicologia pós-desastres, perigos diários a cargo do Corpo de Bombeiros, entre outras atividades.

Com essa capacitação, os novos agentes comunitários estão preparados para emergências, como salvar vidas, rotas de fuga, acionar as sirenes e responsáveis pelas primeiras ações até que o socorro chegue através da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros. Eles passam a integrar o Núcleo de Proteção de Defesa Civil (Nupdec) de Amparo.

Os novos agentes comunitários de Defesa Civil passarão as informações básicas sobre os problemas no lugar, o que faltou por ocasião da tragédia climática de janeiro de 2011 em Nova Friburgo. Podem ser incêndios, quedas de barreiras, enchentes, entre outras ocorrências, dando condições da Defesa Civil ou Corpo de Bombeiros levar o socorro necessário no menor tempo possível. “Eles possibilitam esse feed back mais rápido para a Defesa Civil”, salienta Jailton.

Os Nupdecs já foram criados pela Secretaria de Defesa Civil de Nova Friburgo em Duas Pedras e Córrego Dantas, dois bairros muito afetados pela tragédia de janeiro de 2011. A secretaria planeja estender esse importante trabalho voluntário para outros bairros e distritos. O próximo deverá ser São Geraldo. As pessoas interessadas podem procurar Sebastiana Ventura, da associação de moradores local.

Para se candidatar a um Nupdec as comunidades devem entrar em contato com a Defesa Civil, na Avenida Alberto Braune, 223, no prédio anexo à Prefeitura, ou telefonar para 2525-9233.

Nenhum comentário: