A cada nova estação, a moda se reinventa ao oferecer novas
possibilidades de serviços e produtos ao mercado têxtil. Pensando nisso, a
FEVEST Festival - 27ª Feira de Moda íntima, Praia, Fitness e Matéria-prima –
apresentará, de 5 a 9 de julho, os principais lançamentos do Polo de Nova
Friburgo e Região para a temporada primavera-verão 2017/ 2018, e início da
rodada de negócios com compradores dos mercados nacional e internacional.
O evento será realizado no Nova Friburgo Country Clube, em Nova Friburgo. Como no ano anterior, a FEVEST terá
abertura ao público nos dias 8 e 9 de julho, quando os visitantes poderão
comprar direto dos fabricantes, em uma grande ação de varejo onde os
expositores comercializarão seus produtos.
O diferencial dessa edição da feira será o novo conceito
adotado: ‘FEVEST 5.0’, com destaque à aproximação entre o digital e o físico,
unindo o mercado da moda. Um meio de apresentar ao público novos métodos de
criação, distribuição, tecnologia, design e inovação, com o objetivo de
acompanhar as macrotendências e, com isso, possibilitar novas experiências de
consumo, antecipando o futuro.
Dentre as novidades para esta edição, o público encontrará
produtos com tecidos tecnológicos em diversas texturas e rendas. Outros
destaques serão os acessórios sofisticados, estamparias com cores sobrepostas e
efeitos degradé, com propostas aliadas à inovação e tecnologia.
A FEVEST é uma feira de negócios voltada para compradores do
Brasil e do exterior, e reconhecida como uma das principais plataformas de
lançamentos e tendências. Na edição de 2016, a feira recebeu aproximadamente 20
mil visitantes durante os cinco dias de evento, que contou com 120 expositores,
entre confeccionistas e fornecedores. Foram gerados R$ 54 milhões em negócios a
partir do evento do ano passado.
De acordo com Marcelo Porto, presidente do Sindicato das
Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região/RJ –Sindvest-, realizador do
evento, o setor passou por muitas mudanças com o avanço da tecnologia e,
também, precisou fortalecer o produto para concorrer com as peças asiáticas,
que balançaram o setor no fim da década de 90. “Só conseguimos superar esse
desafio porque trabalharam com o design da mulher brasileira, com preço justo e
investiram na identidade do produto”, ressalta Marcelo.
Para Fernando Pimentel, presidente da Associação Brasileira
da Indústria Têxtil e de Confecção - Abit, que apoia a FEVEST, as feiras
aproximam as pessoas. “O evento já é consolidado no calendário nacional da moda
íntima, e o Brasil precisa desses encontros de negócios. Mesmo com todas as
possibilidades onlines de fazer negócios, ainda há uma relevância no contato
pessoal e trocas de experiências e informações, que esse tipo de evento
proporciona às pessoas quando vão a uma feira”, comenta Fernando.
Segundo dados do Sindvest, o setor contratou mais do que
demitiu no primeiro trimestre deste ano e a indústria da moda íntima emprega de
maneira formal e informal cerca de 30 mil pessoas. Atualmente, 1.400 indústrias
produzem moda íntima, fitness, linha praia e noite, em Nova Friburgo. Além de
vender para varejistas e lojas de departamento, o polo de moda íntima também
trabalha com exportação.
A feira contará com um espaço total de 12 mil m²,
aproximadamente 120 estandes, com as indústrias de confecções, matérias-primas,
serviços e tecnologia, e uma área gastronômica, repleta de food trucks de Nova
Friburgo e região, com opções de produtos de qualidade que estarão à venda para
expositores, compradores e visitantes.
Desfile
No dia 5, às 13h e 20h, a feira sediará desfiles das
confecções e fornecedores, em que serão apresentados os principais lançamentos
do Polo de Nova Friburgo e Região, assim como três peças produzidas por alunos
do Curso de Modelagem do SENAI Espaço da Moda.
Segundo a coordenadora de Moda dos desfiles, Maria Candida
Teixeira, “serão 13 modelos: 11 femininos, um masculino e uma Plus Size,
selecionados nas agências de Nova Friburgo, Rio de Janeiro e São Paulo, tudo
sob a orientação de uma equipe de moda, para garantir uma maior integração
modelo-produto”.
SEBRAE Moda & Negócios
Entre as ações do SEBRAE para esta edição, estão confirmadas
três palestras: “As 10 principais soluções para vender na Internet”, com André
Abicalil (consultor do SEBRAE) – dia 5, às 16h30; “Sua empresa está online?
Conheça as oportunidades através do comércio eletrônico”, com Rodrigo Bandeira
(vice-presidente da ABCOMM), dia 6, às 16h; e “Eco Chic – As marcas de sucesso
serão éticas e sustentáveis”, com Fábio Monnerat (consultor do SEBRAE e gerente
de marketing da CCM), dia 7, às 16h).
F de Fevest, F de FIRJAN, F de Friburgo
Novos Talentos - Nesta edição, o Projeto da FIRJAN “Novos
Talentos”, desenvolvido no SENAI Espaço da Moda’, trabalhará a
sustentabilidade. Em seu terceiro ano, o objetivo é mobilizar alunos da
instituição a criar peças inovadoras seguindo tendências de design, modelagem e
funcionalidade de materiais. A novidade é que o tema da vez propiciou a chance
de que os confeccionistas participassem doando linhas, bojos e tecidos, que
para eles não tinham mais serventia.
Segundo a designer de moda da FIRJAN, Claudinéia Ferraz, a
escolha do tema tem como objetivo conscientizar alunos, empresários e outros
participantes da feira. Afinal, a indústria da moda é a segunda que mais polui
no mundo, ficando atrás apenas do setor de petróleo. As 16 peças que estão em
processo de produção farão parte de uma exposição durante a FEVEST e serão
afixadas no gradil do SENAI Espaço da Moda, onde ficarão expostas por um ano.
Selo Moda Rio - O Sistema FIRJAN também estará presente em
todo o evento promovendo ações com os empresários para divulgar o –
recentemente lançado – Selo Moda Rio, que vem com a proposta de fortalecer a
indústria da moda no estado. Além da Federação, a iniciativa conta com o apoio
da Vogue, ABIT, SENAI, Instituto Rio Moda e Babilônia Feira Hype para promover
todos os setores do universo fashion fluminense dentro e fora do país.
Procompi - Ainda na ocasião, será apresentada uma peça
conceito, fruto do projeto Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas
Indústrias (Procompi), uma parceria entre a CNI e o SEBRAE. O objetivo é elevar
a competitividade das empresas industriais de menor porte, por meio do estímulo
à cooperação entre elas, e à organização do setor e desenvolvimento empresarial
e territorial. Na FEVEST, a indústria da moda se unirá à indústria de joias
para construírem uma peça de passarela com o objetivo de agregar o melhor dos
dois setores.
Polo de Moda Íntima
O Polo de Moda Íntima de Nova Friburgo e Região conta com
1.400 confecções. A maior parte das lojas do setor está concentrada nos bairros
de Olaria, Conselheiro Paulino e Ponte da Saudade. Confecções de pequeno, médio
e grande porte estão espalhadas pelos bairros da cidade e pelos municípios que
ficam em seu entorno.
No segmento de moda, o Polo é responsável por mais de 25% da
produção do mercado brasileiro (aproximadamente 114 milhões de peças por ano),
gerando 20 mil postos de trabalho, sendo 8 mil diretos e 12 mil indiretos. Nova
Friburgo é reconhecida, há alguns anos, como a Capital Brasileira da Moda
Íntima, referência no setor por representar o desenvolvimento industrial da
pequena e média empresa no Brasil.
A FEVEST é uma realização do Sindvest (Sindicato das
Indústrias do Vestuário de Nova Friburgo e Região), promovida pelo Sistema
Firjan e Sebrae, com o apoio do Conselho da Moda, Prefeitura de Nova Friburgo,
Nova Friburgo Country Clube, TexBrasil, Abit, Apex - Brasil; e organização da
Teia de Eventos.
FEVEST FESTIVAL 2017 – Feira Brasileira de Moda Íntima,
Praia, Fitness e Matéria-Prima
Data: 5 a 9 de julho de 2017 das 13h às 20h
Local: Nova Friburgo Country Clube
Endereço: Av. Conselheiro Julius Arp, 140 – Nova Friburgo –
RJ
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