sábado, 10 de junho de 2017

Municipalidade garantirá realização de cirurgias de emergência, enquanto providencia reformas estruturais e de processos de trabalho ignoradas por gestões passadas

A visita, nesta sexta-feira,09, ao Hospital Raul Sertã, por parte de integrantes do Ministério Público (MP) e da Vigilância Sanitária Estadual (Visa) só reforçou o apoio e a confirmação de todas as providências que vinham sendo tomadas desde o início da gestão pela Secretaria Municipal de Saúde, com relação à central de esterilização da unidade hospitalar.

Portanto, após a vistoria da central pela Visa, a secretaria continuará a seguir com as reformas estruturais e de processos de trabalho conforme planejado no início de sua gestão. 

Para viabilizar as cirurgias de emergência, a secretaria recorrerá aos serviços de esterilização de terceiros, contando com o auxílio da rede hospitalar privada de Nova Friburgo e municípios vizinhos, de modo a que se procedam as reformas necessárias apontadas pela própria secretaria, desde o início do governo, e possam ser retomadas as cirurgias eletivas o mais breve possível.

A Comissão de Controle Interno (CCIH) do Hospital Raul Sertã (HRS) está atenta e empenhada há meses na avaliação dos processos de trabalho relacionados ao setor de esterilização. Em janeiro deste ano, quando o Comitê de Gestão da Saúde assumiu, já encontrou o equipamento de autoclave, vital para o funcionamento da central de material e esterilização, apresentando falhas intermitentes e, por este mesmo motivo, contratou, em fevereiro, uma empresa especializada em manutenção preventiva e corretiva, a fim de garantir a realização dos mutirões cirúrgicos empreendidos nesta gestão.

Alguns processos relativos aos equipamentos necessários para o funcionamento da autoclave estavam parados e foram, assim, retomados, tanto que existe laudo da CCIH informando que todo o processo se dava em acordo com a Resolução da Diretoria Colegiada (RDC 15), que atesta os procedimentos legais quanto à esterilização.

A Secretaria Municipal de Saúde também convocou auditoria do Conselho Regional de Medicina (CRM), para avaliar a segurança das cirurgias do Hospital Raul Sertã, além de parecer técnico da Secretaria de Obras quanto à estrutura física do HRS, objetivando as adequações que se fizerem necessárias, tendo em vista a estrutura antiga e precária das instalações do hospital. Tudo isso visando essencialmente à melhoria das condições de trabalho dos profissionais e a segurança dos materiais e insumos.

Todas as equipes internas do HRS e da Secretaria Municipal de Saúde estão comprometidas neste momento na reanálise e revisão de todos os procedimentos internos de esterilização e processos de trabalho.

Por fim, a Secretaria Municipal de Saúde informa que já tem garantidas as cirurgias emergenciais deste fim de semana, com a devida logística de esterilização já pactuadas com o Hospital São Lucas, UPA de Conselheiro Paulino e Hospital de Cachoeiras de Macacu.

Nenhum comentário: