segunda-feira, 12 de junho de 2017

Ponto de Cultura Olaria comemora 10 anos de existência

O Ponto de Cultura de Olaria festeja seus 10 anos no dia 14 junho de 2017. Em comemoração a data, a Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, juntamente com a coordenação do ponto de cultura, programou algumas atividades especiais.

Às 14h30, dança do ventre; às 15h, apresentação da Banda Nova Friburgo e às 15h30, da Banda Under Black. A programação continua às 16h30, com apresentação do coral, e termina às 17h, com o grupo de cavaquinho.

O Ponto de Cultura Olaria fica na Rua Gustavo Lira, 209. A grande maioria dos alunos são residentes do bairro, mas alunos de 27 escolas públicas e privadas dos bairros Cônego, Cascatinha, Catarcione, Córrego Dantas, Conselheiro Paulino e Rua Sāo Paulo somam-se na formação das oficinas do Ponto.

Essa é a base social que atinge, em especial, os setores médios da juventude urbana, periférica, universitária e dejovens artistas, que criam novos arranjos econômicos e produtivos. Ali, fundem-se personalidades dos 7 aos 17 anos, distribuídos entre aulas de violão, cavaquinho, percussão, jongo, artesanato, teatro, desenho, balé e uma banda atuante de 60 integrantes”, revelou o professor Paulo Frederico.

Nessa produção cultural, afirmou Paulo Frederico, “a música aparece como seu objeto e ponto de apoio para várias formas de sociabilidade, apontando a Secretaria de Cultura, ponto de partida de uma disputa simbólica e econômica na base da sociedade, porque visa uma interdisciplinaridade com saberes e técnicas vinculados à antropologia, à sociologia, à história, provocados pela dinâmica da relação entre grupos sociais”.

Nenhum comentário: