sábado, 15 de julho de 2017

Em Nova Friburgo, crianças da LBV participam das aulas de capoeira

A Capoeira reúne movimentos com o corpo, colabora com a saúde, auxilia no desenvolvimento motor e cognitivo das crianças, além de promover bons valores

As ações socioeducacionais da Legião da Boa Vontade, LBV, em todo o país, visam ensinar valores que saem de diversas atividades, como o esporte, utilizado como uma importante ferramenta educacional e de compartilhamento de valores, além de ser uma ótima forma para manter a boa saúde do corpo e da mente. Essas ações são pautadas pela inovadora linha educacional da Instituição. A proposta, criada pelo educador Paiva Netto, propõe um novo modelo de aprendizagem e se preocupa em formar “Cérebro e Coração”.


No Centro Comunitário de Assistência Social da LBV, em Nova Friburgo, teve início no dia 6 de junho, a atividade de Capoeira para as crianças e adolescentes do programa Criança; Futuro no Presente!. Além de ser uma excelente prática esportiva, a capoeira desperta na garotada o interesse pela cultura do nosso povo, fundamental para a formação da nossa identidade.

Através de uma parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Trabalho do município, a oficina passou a ser desenvolvida todas ás terças-feiras pelos mestres “Santana” e “Caroço”, consolidados na cidade por esta atividade. 

O mestre Santana, da Associação de Capoeira Barravento, primeiro mestre de capoeira formado, do município, falou do projeto implantado na LBV e dos benefícios da luta para o desenvolvimento das crianças: “Já fazemos um trabalho no município há muitos anos em academias, creches, escolas. Surgiu essa oportunidade aqui, na LBV, de passar para as crianças o desenvolvimento da capoeira”, disse.

O mestre prosseguiu: “ A capoeira ajuda muito na bilateralidade, equilíbrio, a dança e a música, tudo envolvido para as crianças crescerem com mais harmonia e mais alegria. A capoeira trabalha muito a naturalidade, movimento que já é nato nas crianças. Tentamos colocá-la em formato de arte marcial, pois tem muita disciplina e aliada à musicalidade, deixa a criança mais feliz. É um trabalho muito bom”, concluiu.


A criançada aprovou a nova modalidade esportiva e dizem como esta prática colabora na saúde do corpo e na promoção dos bons valores: 

Adryan Bento (12 anos): “ gosto da capoeira, porque é uma arte marcial que aprendemos aqui. Ela ajuda a construir amizade. É um tipo de dança também.” 

Flávia da Silva (8 anos):“ eu adoro capoeira, porque é muito legal, é muito divertido. Eu brinco demais e adoro.” 

Matheus Cunha (14 anos) aprendeu que o respeito ao outro é a melhor defesa: “aprendemos a jogar capoeira, que é um tipo de luta que serve para se defender e não machucar os outros colegas.


Benefícios físicos e psicológicos

Além do corpo, a Capoeira também ajuda as crianças a exercitarem a mente, trabalha suas habilidades e capacidades de interpretação e organização das informações. 

Quanto aos aspectos psicológicos, a capoeira desperta e estimula qualidades como: a atenção, percepção, criatividade, autocontrole, cooperação, disciplina, respeiro e segurança em si mesma.

Visite, apaixone-se e ajude a LBV! Em Nova Friburgo, o Centro Comunitário de Assistência Social, da Legião da Boa Vontade, está localizado na Rua Júlio Antonio Thurler, 04 - Olaria. Informações pelo telefone: (22) 2522-5078.

Nenhum comentário: