quinta-feira, 21 de setembro de 2017

Estudante que fará curso na Nasa visita prefeito Renato Bravo

A estudante Mylena Peixoto, que fará um curso no programa educacional da Agência Espacial Norte Americana (Nasa), em outubro, visitou o prefeito de Nova Friburgo, Renato Bravo, na última segunda-feira, 18. Durante a visita, a estudante revelou ao prefeito toda a perspectiva pela oportunidade e a vontade em dividir a experiência com os alunos da rede municipal de ensino, futuramente, assim que retornar do curso.


Mylena Peixoto tem apenas 17 anos, mas sabe bem o que quer para realizar seu sonho de estudar ciência aeroespacial. Bolsista em um curso preparatório em Nova Friburgo, ela estuda para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA). Em setembro do ano passado, Mylena já esteve na Agência Espacial Norte Americana depois de descobrir, junto com outros estudantes, cinco asteroides em órbita entre Marte e Júpiter. Esse feito foi em 2015, quando participou do projeto Caça aos Asteroides do programa estadunidense International Astronomical Search Collaboration (Iasc), que foi coordenado pelo Clube de Astronomia de Campos. A iniciativa reuniu estudantes do mundo inteiro.

Segundo contou sobre sua experiência anterior, a estudante conheceu, junto com a comitiva brasileira, o Centro Espacial Johnson, em Houston, no Texas, almoçou com astronautas e participou de um jantar na casa do gerente da Nasa. Em Washington, capital dos Estados Unidos, ela conheceu museus de ciências e fez um curso de sinais radiotelescópios no estado americano da Virgínia.

Com base no relato, a estudante disse ao prefeito que sente-se muito satisfeita em representar Nova Friburgo, apesar de ser natural de Campos dos Goytacazes. Mylena sinalizou que pretende transmitir toda a sua experiência a alunos da rede municipal de ensino para motivar os jovens sobre a importância de estudar e perseguir os seus sonhos.

Renato Bravo ficou imensamente feliz em ver tanta determinação e mencionou que o governo deverá desenvolver projetos relacionados ao Planetário de Nova Friburgo, localizado na Via Expressa, para estimular outros jovens vocacionados. A estrutura do planetário é composta por três espaços: o prédio da cúpula de projeção, com capacidade para 40 pessoas; a sala de astronomia; e a sala de astronáutica, e atende a alunos das escolas do município e de cidades vizinhas, além do público em geral.

Nenhum comentário: