quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Projeto de extensão reúne crianças do Vale do Carangola, em Petrópolis

No mês das Crianças, estudantes da Faculdade Arthur Sá Earp Neto (FMP/Fase) promoveram o Iº Campeonato Esportivo para crianças e adolescentes, no bairro Vale do Carangola, em Petrópolis. O evento faz parte do Projeto de Extensão Universitária, iniciado em 2016, com o objetivo de realizar intervenções que promovam a saúde no local, levando em consideração as necessidades identificadas na comunidade. 

O projeto Vale do Carangola conta com a participação de 43 alunos da instituição, que foram distribuídos em grupos e identificaram aspectos específicos a serem trabalhados na região. Um desses grupos desenvolveu o subprojeto “CaramBola”, com o intuito de promover qualidade de vida com uma abordagem mais humanista.

Acreditamos que o esporte é capaz de fazer a diferença nas pessoas promovendo integração e participação em grupo. Nós esperamos que essas crianças aprendam o quão bom e importante é a prática de esportes. Acho que muita gente pensa que Medicina é somente consultório, mas Medicina é cuidar, dar atenção, poder ajudar as pessoas e fazer a diferença na vida de alguém”, conta a estudante de Medicina Gabriela Noel.

O torneio de futebol reuniu cerca de 70 crianças e adolescentes entre 5 e 12 anos de idade. Os jovens ganharam medalhas e premiações após os jogos, um lanche e brinquedos doados através da Associação Filantrópica de Petrópolis. As alunas ainda arrecadaram 100 quilos de alimentos não perecíveis a serem entregues às famílias carentes da localidade e conseguiram, por intermédio do grupo Transformando Vidas, a doação de chuteiras para os participantes que não tinham calçados apropriados para a competição.

Para nós, a extensão universitária é uma ação educativa, que precisa ser libertadora, emancipadora. Uma ação que precisa ter significado e importância, tanto para os alunos e professores que fazem parte da Extensão na FMP/Fase, como as diferentes pessoas e comunidades com quem dialogamos e trocamos nossos saberes”, diz Ricardo Tammela, coordenador de Projetos e Extensão da FMP/Fase.

O Projeto Vale do Carangola conta, ainda, com outros parceiros: Escola Municipal Lucia de Almeida Braga, Unidade de Saúde da Família, Centro de Referência em Assistência Social e ONG Núcleo de Alfabetização Ecológica.​

Nenhum comentário: