domingo, 5 de novembro de 2017

Produtores da Região Serrana do Estado vão participar do 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira

Entre os dias 07 e 10 de novembro (de terça a sexta-feira), produtores da Região Serrana, mais precisamente do município de Bom Jardim, estarão participando do 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira, evento que acontecerá em Poços de Caldas (MG). A participação dos cafeicultores faz parte da Missão Técnica realizada pelo Sebrae/RJ. A iniciativa, que ainda está com as inscrições abertas, é voltada para todos os produtores da região.


Esta é uma das ações previstas no Projeto de Cafés Especiais do Sebrae/RJ, que tem como objetivo disseminar o conhecimento e promover o intercâmbio da cultura cafeeira em todo Estado. Para tanto, a instituição oferece subsídio de 50% aos produtores interessados em participar do congresso.

Os cafeicultores que quiserem obter mais informações, ou ir ao evento, devem entrar em contato pelo telefone: (22) 2523-6908, ou enviar e-mail para: marciamoreira@rj.sebrae.com.br.

De acordo com a analista do Sebrae/RJ, Márcia Moreira, o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira é o maior evento nacional voltado para o café e vai proporcionar aos participantes experiências únicas que poderão ajudar a desenvolver novas ideias para melhoria de seus negócios. 

Além dos cafeicultores da Região Serrana, o Sebrae/RJ também estará levando produtores do Noroeste fluminense, mais especificamente dos municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus de Itabapoana.

O evento

Promovido pela Fundação ProCafé com o tema: “Novas tecnologias difundir, pro bom café produzir”, o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira será realizada na cidade de Poços de Caldas, MG, no período de 07 a 10 de novembro, no Centro de Convenções do Hotel Monreale.

O evento, que tem como objetivo promover e transferir as novidades tecnológicas do setor, por meio da assistência técnica e demais lideranças da cafeicultura, contará com apresentação de cem trabalhos e três seminários técnicos.

O congresso vai reunir extensionistas, pesquisadores, consultores, líderes da produção e demais interessados na cafeicultura para possibilitar a apresentação e discussão de resultados de pesquisas e demonstrar tecnologias empregadas no manejo da lavoura cafeeira, integrando assim informações e experiências dos técnicos de diversas regiões e instituições do país.

Os temas a serem abordados no congresso incluem: técnicas de irrigação; renovação de cafezais e nutrição de lenta liberação; e indução de resistência a doenças.

O último dia de evento será realizado com demonstração de resultados de pesquisas em campo, que acontecerá na Fazenda Sertãozinho, em Botelhos (MG).

O 43º Congresso Brasileiro de Pesquisa Cafeeira contará com a promoção da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa/MG), Universidade de Uberaba (Uniube), Universidade Federal de Lavras (UFLA) e Consórcio Pesquisa Café, coordenado pela Embrapa Café.

O evento também contará com o apoio do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (CeCafé), Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (ABICS), Conselho Nacional do Café (CNC), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e também de outras instituições de pesquisa, ensino e extensão, que atuam na cafeicultura, além de cooperativas, associações de produtores e empresas que desenvolvem equipamentos e insumos para a lavoura cafeeira.

Para saber mais sobre o 43º Congresso Brasileiro de Pesquisas Cafeeiras, Fundação ProCafé, Embrapa Café, Observatório do Café e Consórcio Pesquisa Café, acesse:

Nenhum comentário: