sexta-feira, 19 de janeiro de 2018

Febre Amarela: Quem deve e quem não pode se vacinar no RJ?

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) recomenda a vacinação de pessoas a partir dos 9 meses de idade. 

A SES solicitou ao Ministério da Saúde que todos os 92 municípios do Rio de Janeiro sejam incluídos na área de recomendação da vacina.

Em todos os municípios, incluindo a capital e a Região Metropolitana, a vacinação está sendo realizada de forma escalonada.

A imunização é contraindicada para: 

. pessoas com alergia a algum componente da vacina e alergia a ovos e derivados; 
. pessoas com doença febril aguda, com comprometimento do estado geral de saúde; 
. ou ainda pacientes com doenças que causam alterações no sistema de defesa (nascidas com a pessoa ou adquiridas), assim como terapias imunossupressoras – quimioterapia e doses elevadas de corticosteroides, por exemplo; 

. indivíduos portadores de Lúpus Eritematoso Sistêmico ou com outras doenças autoimunes; pacientes que tenham apresentado doenças neurológicas de natureza desmielinizante (Síndrome de Guillain-Barré, ELA, entre outras) no período de seis semanas após a aplicação de dose anterior da vacina; pacientes transplantados de medula óssea; pacientes com histórico de doença do Timo; 

. crianças menores de seis meses de idade; crianças menores de dois anos de idade que não tenham sido vacinadas contra febre amarela não devem receber as vacinas tríplice viral ou tetra viral junto com a vacina contra FA. O intervalo entre as vacinas deve ser de 30 dias.

Quem deve passar pela avaliação de profissional de saúde antes de se vacinar contra febre amarela?

Gestantes, mulheres que estejam amamentando, portadores do vírus HIV e idosos com mais de 60 anos que residam em área de circulação do vírus devem passar por um profissional de saúde para avaliar a possibilidade de vacinação.

Quem toma a vacina contra a febre amarela fica protegido por quanto tempo?

Seguindo recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), o Ministério da Saúde adotou os padrões internacionais da dose única. Ou seja: quem toma a vacina da febre amarela no Brasil está imunizado pelo resto da vida.

Nenhum comentário: