sábado, 24 de fevereiro de 2018

Seminário sobre Mudanças da Lei Geral das MPEs e impactos da Reforma Trabalhista nos Pequenos Negócios reuniu mais de cem empresários em Nova Friburgo

Cerca de cem empresários dos mais diferentes segmentos de negócios e contadores da Região Serrana se reuniram na manhã de sexta-feira, 23, para participar do seminário: “Manhã do Conhecimento”, evento inteiramente gratuito realizado pelo Sebrae/RJ de Nova Friburgo, em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade do Estado do Rio de janeiro (CRC/RJ) e Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis do Rio de janeiro (Sescom-RJ).


O objetivo do encontro, que aconteceu no Hotel Vila Verde (em Córrego D'antas), foi instruir os participantes sobre as mudanças na Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (MPEs) e os impactos que a Reforma Trabalhista causará aos Pequenos Negócios.

De acordo com a coordenadora regional do Sebrae/RJ, Fernanda Gripp, o seminário cumpriu com seu objetivo de disseminar conhecimento e ao mesmo tempo contribuir com o empresariado local. “Foi muito interessante ver no mesmo local, empresários de segmentos de mercado tão variados. Os setores da indústria, comércio e serviços tiveram muitos representantes, além de empresas contábeis e profissionais do ramo. Outro ponto positivo foi que os participantes das palestras também puderam fazer perguntas aos palestrantes e solucionar muitas dúvidas. Foi uma interação muito boa e esclarecedora, que acredito que vai gerar frutos positivos para o dia-a-dia das empresas de nossa região”, ressaltou.

Segundo a coordenadora do Sebrae/RJ, as mudanças que ocorreram na Lei Geral e na Reforma Trabalhista causarão impactos fundamentais nas empresas, não só no que diz respeito às questões de ordem tributária, mas também nas relações de trabalho entre os gestores e seus colaboradores e por isso o seminário foi tão importante, pois tais questões podem ter forte influência nos resultados e faturamento dos negócios.

O seminário contou com empresários de Nova Friburgo, Cordeiro, Cantagalo, Macuco e Rio de janeiro.

Reforma Trabalhista

A palestra “Os impactos da Reforma Trabalhista para os Pequenos Negócios”, ministrada professor e diretor do Sescon/RJ, Ricardo da Silva Nogueira, gerou várias perguntas dos empresários, demonstrando o nível de interesse e dúvida dos participantes. “Ao invés de passar as alterações da Lei Trabalhista de forma literal, optei por disseminar um entendimento mais amplo do que é mais relevante e do que realmente pode afetar o dia-a-dia das empresas, incluindo as alterações efetivas na relação dos empresários com seus colaboradores. Isso tornou a interação com os participantes mais dinâmica. A ideia foi responder todas questões apresentadas de modo que ninguém tivesse nenhuma dúvida ao término da palestra, atendendo a expectativa de todos”, pontuou o diretor do SESCON/RJ.

Durante a palestra foram abordados os seguintes itens da Reforma Trabalhista:

- Responsabilidade solidária;
- Identidade de sócios + interesse comum e atuação conjunta;
- Empregados sem registro (quais as punições cabíveis);
- Horário in itinere (tempo de trânsito ou deslocamento);
- Tempo à disposição do empregador;
- Trabalho em tempo parcial;
- Banco de horas;
- Acordo de compensação;
- Jornada de12h x 36h (Jornada de trabalho “dia sim/dia não);
- Intervalo intrajornada;
- Teletrabalho (home office);
- Férias (incluindo fracionamento das mesmas);
- Trabalho insalubre (com destaque para gestantes e lactantes);
- Vínculo empregatício;
- Equiparação salarial.
- Trabalho intermitente;
- Rescisão contratual, entre outros assuntos.

A Lei nº 13.467/17 apresentou inúmeras alterações de extrema relevância nas relações de trabalho e é um instrumento que muitos estão considerando um sinal de avanço para a modernização trabalhista no Brasil, ainda que esteja sujeita a novos aperfeiçoamentos.

O seminário deu destaque às principais modificações promovidas pela nova legislação, bem como outros aspectos previstos na Medida Provisória nº 808/14 - que altera a Consolidação das Leis do Trabalho – CLT / Decreto Lei Nº 5.452/43 - mas que ainda necessita de apreciação do Congresso Nacional.

Lei Geral das MPEs

A palestra “As novas regras  do Simples Nacional e as novidades da Lei Geral da Micro em Pequena Empresa para 2018”, foi ministrada por José Miguel Flores, coordenador da Pós-Graduação na Escola de Negócios Trevisan e membro do CRC/RJ e do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF.

Quis abordar os pontos mais relevantes sobre o assunto de modo a trazer à luz um entendimento inicial aos participantes. Foi importante passar a ideia de que conhecer a legislação que rege seu negócio e que regulamenta seus aspectos tributários é crucial para a sobrevivência no mercado”, enfatizou.

A Lei Geral das Micro e Pequenas Empresas (Lei Complementar nº 123/06) passou por algumas alterações, que já valem em 2018, e foram impostas pela Lei Complementar nº 155/16, que veio para reorganizar e simplificar a metodologia de apuração do imposto devido pelos optantes do Simples Nacional.

Outras mudanças na Lei Geral têm o intuito de garantir a sustentabilidade econômica por meio de uma tributação mais justa e condizente com o porte das atividades dos Pequenos Negócios, além de criar novas oportunidades de negócio no mercado.

PECOMPE

Durante o seminário, o secretário municipal de Infraestrutura e Logística, Ângelo Jaquel Júnior, apresentou o Plano Estimativo de Compras Municipais para os Pequenos Negócios (PECOMPE) cuja meta é capacitar empresários que tenham interesse em se tornar fornecedores do Poder Público através de cursos, além de realizar um cadastro de fornecedores para a Administração Pública. Ele aproveitou a oportunidade para apresentar a estimativa de compras que a Prefeitura Municipal de Nova Friburgo fará entre janeiro e junho deste ano. São previstas aquisições da ordem de R$ 50 milhões por parte da Administração Municipal neste período.

O PECOMPE tem foco nos Pequenos Negócios, entre os quais: Microempreendedores Individuais (MEIs), Microempresas, Empresas (ME) e Empresas de Pequeno Porte (EPP), Cooperativas e Agricultores Familiares, no planejamento para a participação nas licitações, bem como gera economia para os cofres municipais nas aquisições com melhores valores e menores custos processuais.

Curso Gratuito

Para quem quiser saber como se tornar fornecedor do Poder público, seja na esfera municipal, estadual ou federal, o Sebrae/RJ oferece gratuitamente o “Curso de Fornecedor do Poder Público”, que faz parte do programa “Compra Mais”.

As inscrições para o Curso de Fornecedor já estão abertas e o número de vagas é limitado. O evento acontecerá na sede da Acianf, que fica na Avenida Alberto Braune, nº 111 – Centro / Nova Friburgo, das 9h às 17h.

Para mais informações e/ou inscrições, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (22) 2523-6908 ou pelo e-mail: raquelmattos@sebraerj.com.br.

Nenhum comentário: