terça-feira, 26 de junho de 2018

Programa de qualificação cervejeira voltado para empresas, produtores e amantes do segmento na Região Serrana

Iniciativa, que tem ampla programação de cursos e módulos de aprendizado técnicos e práticos, é subsidiado em 70% pelo Sebrae/RJ

Empresários, produtores caseiros com potencial empreendedor e produtores com planta instalada no Polo Cervejeiro da Região Serrana terão a oportunidade de participar do programa “Sebraetec – Cervejas Especiais 2018”, cujo objetivo é promover qualificação, aprimoramento e padronização da qualidade do produto local.

O programa, que terá três meses de duração, com início em 05 de julho e término em 22 de setembro, já está com as inscrições abertas. Para quem quiser obter mais informações sobre o projeto de Cervejas Especiais subsidiado em 70% pelo programa Sebraetec, ou para realizar a reserva da vaga, basta entrar em contato com o Sebrae/RJ pelo telefone: (22) 2523-6908, ou enviar e-mail para: marciamoreira@rj.sebrae.com.br.

As inscrições também podem ser feitas AQUI.

A iniciativa conta com apoio do Sistema Firjan e da Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Nova Friburgo (Acianf).

Programação Cervejeira

O “Sebraetec – Cervejas Especiais 2018” engloba nove módulos de soluções voltadas para a gestão desse tipo de negócio e sete Cursos Tecnológicos que permitem aprendizado teórico e prático. Após a conclusão de todos os módulos do programa, os participantes receberão um certificado.
A programação inclui os seguintes conteúdos, nas seguintes datas:

Julho

Dias 05, 06 e 07
Modulo 1
- Matérias – Primas: Malte, água cervejeira, adjunto cervejeiro e lúpulo;
-Infraestrutura: Malte Pilsem, maltes especiais, Planschiter, sistema de análise de malte, lúpulo em flor, lúpulo em Pellets, lúpulo em extrato, Cloreto e sulfato de Cálcio, P.A e pHmetro.

Dias 19, 20 e 21
Modulo 2
– Preparação de Mosto: Moagem do Malte, Mosturação, Clarificação do Mosto, Fervura e separação de trub;
- Infraestrutura: Mini-brassagem dotada de sistema de aquecimento e resfriamento, tanque fermentador cilíndrico Cônico de Polipropileno

Agosto

Dias 09, 10 e 11*
Modulo 3
– Sanitização, Cálculo de Brassagem, Aula Prática de Preparação de Mosto, Kit de análise de Hidróxido de sódio, ácido fosfórico e ácido peracético, ácido lático, ácido fosfórico, pHmetro;
- Infraestrutura: Mini-brassagem dotada de sistema de aquecimento e resfriamento, tanque fermentador cilíndrico Cônico de Polipropileno.

(*) Dia 11/08: aula prática - Brasagem

Agosto/Setembro

Dias 30/08, 31/08 e 1º/09
Modulo 4
– Levedura Cervejeira: Fermentação, Maturação e Filtração de cerveja  Microscópio (aumento 1000x), Solução de azul de metileno, solução de lugol, centrífuga de bancada, tanque fermentador cilíndrico Cônico de Polipropileno.

Setembro

Dias 20, 21 e 22*
Modulo 5
– Avaliação de Produto Acabado (Estabilidade Físico-química e Microbiológica da Cerveja), Envasamento e Embarrilamento da Cerveja , Equipamentos para análise de espuma, CO2, Oxigênio Dissolvido, VDK, espectrofotômetro UV-Visível, Barris de enchimento em corte, válvulas de enchimento em corte.

(*) Dia 22/09: aula prática - Degustação de estilos

Todos os módulos serão ministrados no SENAI, que fica na Rua Prefeito José Eugênio Muller, 220 – Centro / Nova Friburgo, nos seguintes horários:
Quintas e sextas-feiras: das 18 às 22h.
Sábados: das 9h às 18h.

Principais beneficiados

O programa “Sebraetec – Cervejas Especiais 2018” é realizado em parceria com o Sistema Firjan e Sindicato das Indústrias de Alimentação de Nova Friburgo e Região (Sindanf) e pretende beneficiar empresas e produtores de 12 municípios para fortalecer o segmento e ajudar no desenvolvimento econômico do setor.

O projeto tem uma grade completa para quem deseja entrar de cabeça no ramo de Cervejas Especiais e abrange, além de Nova Friburgo, empresários e interessados presentes nos municípios da Região Serrana.

Nenhum comentário: