O projeto é um pleito antigo do Sindicato da Indústria de
Reparação de Veículos e Acessórios do Rio de Janeiro (Sinderepa). Segundo Celso
Mattos, presidente do sindicato, a medida tende a aumentar o número de
instalações de GNV no estado.
“Muitos consumidores apontavam a dupla vistoria
(Detran e Inmetro) como um fator dificultante para a conversão de seus veículos
para o gás natural. A aprovação dessa lei soluciona essa questão, impedindo que
o motorista perca um dia de trabalho indo ao Detran”, explica Celso.
Veto parcial
Pezão vetou o artigo 3º do texto,
que definia que os veículos com GNV também ficariam dispensados do pagamento da
taxa de vistoria, tendo que pagar somente a taxa de emissão do Certificado de
Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).
"O Detran realiza vistoria
anual, nos termos do art. 130 do Código de Trânsito Brasileiro. Assim, o
presente projeto de lei não pode isentar a realização de tal vistoria, sob pena
de afrontar a legislação federal e, em decorrência, invadir a competência
legislativa exclusiva da União Federal", justificou o governador.
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