sexta-feira, 19 de abril de 2019

Procon-RJ orienta consumidores para as compras de Páscoa

Já é tradição na Semana Santa, o consumo de peixes e ovos de chocolate. Com o objetivo de orientar os consumidores que deixaram as compras para a última hora, o Procon Estadual preparou uma lista de dicas sobre o que a população fluminense deve observar nos estabelecimentos e produtos.

Na hora da compra é preciso observar se o peixe está fresco. Para isso, alguns aspectos devem receber atenção na hora de escolher o prato.

"As escamas do peixe têm de estar presas ao corpo, os olhos brilhantes e as vísceras não podem estar expostas. Além disso, o cheiro tem que ser o característico de peixe e as brânquias devem estar com a coloração entre vermelha a rosada" – explicou a diretora de fiscalização do Procon-RJ, Elisa Freitas, que ainda ressaltou que o consumidor deve prestar atenção nos detalhes:

"Muitas pessoas confundem o peixe tipo bacalhau do bacalhau tradicional. Peixes saithe, zarbo e ling são do tipo bacalhau. Considerado bacalhau de fato só as variações do peixe cod: macrocephalus e gadus morhua. É obrigação das lojas informar o consumidor desta diferença que impacta, principalmente, no preço. O bacalhau deve, ainda, não ter manchas pretas ou vermelhas, que indicam mofo e umidade. Por ser um peixe seco, também deve ser observado se o sal desprende facilmente do bacalhau" – salientou Elisa.

Atenção aos ovos de chocolate

Outro item muito procurado na Páscoa, os ovos e produtos de chocolate fazem sucesso entre crianças e adultos. A diretora de fiscalização do Procon-RJ alerta que o mais importante é observar a data de validade do produto.

Nos casos dos ovos com temáticas infantis, onde são comuns brinquedos, deve-se observar se consta a certificação do Inmetro, bem como a classificação etária. E o peso que consta na embalagem deve se referir apenas ao próprio ovo, sem levar em conta o peso do brinde. 

Nenhum comentário: