Um projeto criado na Firjan SENAI Nova Friburgo pode vir a
beneficiar crianças com necessidades especiais de todo país. O Passo Certo,
idealizado pelo instrutor da instituição Fábio Paredes, consiste em um andador
criado para dar autonomia na locomoção de crianças, entre 4 e 12 anos, com
diversos tipos de limitações causadas por doenças congênitas ou adquiridas,
como a paralisia cerebral e a meningite, e já foi testado em crianças da APAE.
O andador original chegou até Fábio em forma de um pedido de conserto. A confeiteira Ana Márcia Hildebrandt teve a ideia de doar o antigo andador do filho que estava quebrado. Nicholas, que hoje tem 15 anos, estuda há 7 na Escola Firjan SESI Nova Friburgo, e não precisa mais do aparato.
“Procurei a Firjan SENAI para que a equipe de solda pudesse
ajeitar o andador para a doação. O professor ficou inconformado ao saber quanto
o equipamento custava, cerca de R$ 3.000, e decidiu então elaborar uma versão
mais barata. Além de ser caro o aparato só vende em São Paulo, o que encarece
ainda mais o custo com o frete, já que é pesado”, explica Ana Márcia
Hildebrandt.
Com a ideia em mente, instrutores, pedagoga e alunos
decidiram desenvolver a proposta do andador.
A fisioterapeuta que acompanhou o teste do Passo Certo em
crianças atendidas pela APAE, Carla Braga Dias, revela que o dispositivo é
essencial no tratamento de crianças com dificuldades para andar. De acordo com
a fisioterapeuta, esse tipo específico permite que os pequenos se locomovam
livremente, graças às rodinhas, e também que acertem a postura da melhor forma
possível, já que ele faz base nas costas e tem um freio que não deixa que a
pessoa deslize para trás, caso ocorra algum problema.
“Hoje, nós temos cerca de 50 crianças na APAE e apenas um
andador para atender todas elas, justamente pelo preço e o difícil acesso, já
que as peças são importadas. Com o auxílio do equipamento, muitas crianças
conseguem aprender a andar sozinhas ou com o apoio só de uma muleta, por
exemplo”, esclarece.
A equipe da Firjan SENAI planeja que o andador se torne uma
“situação de aprendizagem” e passe a fazer parte das aulas de várias
disciplinas. .
Inovação
Estimular a criatividade e o espírito inovador para a
criação de protótipos de novos produtos para a indústria é a proposta dos
laboratórios FabLab da Firjan SENAI. Os espaços de educação com inovação para
prototipagem visam soluções viáveis para desafios reais da indústria e da
comunidade.
Para ajudar na formação de multiprofissionais para um mercado tão exigente, o FabLab da Firjan SENAI abriga cursos de iniciação, aperfeiçoamento e qualificação profissional, com diferentes pré-requisitos e cargas horárias. Os laboratórios integram diversos ambientes como: Criação e Desenvolvimento de Projeto Videoconferência e Reunião; Impressão e Digitalização 3D; Fresagem, Modelagem e Corte a Laser; e Acabamento e Finalização.
Como proposta pedagógica, os laboratórios com equipamentos
de última geração focam na construção de conhecimentos por meio de projetos,
desenvolvimento da criatividade e estímulo à inovação, aprendizagem em
contexto, interdisciplinaridade (alunos de diferentes áreas), trabalho
interativo e colaborativo (comunidades de aprendizagem). Destaque para a
utilização de ferramentas de projetos, como: Design Thinking, Canvas e PITCH.
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