quarta-feira, 31 de março de 2010

Glauber encerra o seu mandato fortalecendo a voz de nossa região em Brasília

...e contribuindo com uma mudança na cultura política.

Glauber assumiu seu mandato de deputado federal no dia 6 de janeiro de 2009. Desde então, se propôs a trabalhar em duas vertentes; um mandato regional e participativo.

Em 30 de março de 2010, Glauber deixou o seu mandato com a certeza do dever cumprido e colocando para o futuro o aprofundamento das metas deste mandato.

No dia 28 de março, a mesa diretora da Câmara Federal, reconhecendo a disposição e a entrega do jovem deputado Glauber, conferiu-lhe a honra de presidir uma seção do Congresso Nacional.


Mandato participativo: uma mudança na cultura política

Desde o início do mandato, o deputado federal Glauber realizou as Audiências Públicas mensais nos diversos municípios da região. Nelas, o deputado subia num banquinho e falava sobre o que estava realizando no Congresso Nacional. As Audiências foram uma grande oportunidade de ouvir a população dos 12 municípios que Glauber representou no Congresso Nacional.

No segundo semestre de 2009, Glauber iniciou um processo inédito no país: As Emendas Participativas, onde a própria população é que decidiu onde seriam aplicados os 12 milhões em Emendas Parlamentares. Cerca de 30 obras vão acontecer em 2010 e 2011 em nossa região, graças ao processo popular das Emendas Participativas do Deputado Federal Glauber.

As obras que foram as escolhidas pelas diversas comunidades de nossa região, estão a disposição para consulta no site do deputado Glauber: www.glauberbraga.com.br

Mandato Regional: Glauber foi a voz da região no Congresso Nacional

Para a nossa região é muito importante ter um deputado defendendo os interesses regionais. E Glauber, efetivamente, defendeu a nossa região e realizou um mandato regional, onde procurou realizar melhorias nos 12 municípios que compõe a região centro norte fluminense.

Entre as suas conquistas, Glauber destaca o Centro de Formação Profissional para a Indústria Metal-Mecânica de Cordeiro, o Núcleo de Inclusão Digital para o Carmo e os R$12,5 milhões em emendas para os municípios da região. Glauber conseguiu também uma importante emenda de bancada, inédita na história da região. Recursos que irão para a drenagem dos municípios.

Segundo Glauber, em nossa região, há municípios com IDH semelhante a muitos municípios do nordeste. Glauber entende que o desenvolvimento tem que se dar regionalmente para não gerar desequilíbrios. O deputado nos dá o exemplo do município de Trajano de Moraes que já teve mais de 70 mil habitantes e hoje conta com menos de 10 mil. A migração se deu, principalmente, para Nova Friburgo, que é o município pólo da região. Tal desequilíbrio acontece também na saúde onde o Hospital Raul Sertã atende aos 12 municípios em torno.

Posicionamentos do Deputado

Quanto aos seus posicionamentos acerca dos projetos que tramitaram em Brasília no período em que esteve lá, Glauber votou contra a Emenda Ibsen Pinheiro e apresentou uma emenda que regula a utilização dos recursos do Petróleo para a proteção do meio ambiente, educação e saúde. Foi favorável ao fim do fator previdenciário e esteve lado a lado do Senador Paulo Paim na luta pelos aposentados. Foi favorável à PEC 300 que equipara os salários dos militares a um piso nacional. Coordenou a criação do Estatuto da Juventude. No encontro com Lula, solicitou a inclusão dos municípios com menos de cem mil habitantes no programa Minha Casa, Minha Vida.

Outras realizações do deputado Glauber

Além disto, apresentou um projeto pela melhoria do sistema carcerário brasileiro. Participou ativamente da Frente de Defesa da Petrobras. Tem lutado para trazer a Universidade Federal Fluminense para o prédio da YPÚ, em Nova Friburgo. Lançou o livro “Juventude e Participação”, buscando aproximar os jovens da política.Percorreu dezenas de escolas da região ministrando palestras com o mesmo objetivo do livro. Conseguiu o asfaltamento da Estrada de Barracão dos Mendes à ser realizado em 2010. Buscou apoio, junto a FINEP, para o setor de Moda Íntima em Friburgo. Lançou, com os prefeitos da região, o Circuito Turístico “Caminhos da Serra” , visando estimular a atividade turística regional. Apoiou e participou ativamente do Conselho de Desenvolvimento Político da região centro-norte fluminense, junto a empresários, prefeitos, vereadores e lideranças sociais. Trouxe técnicos de saúde para a implantação do sistema de Farmácias Populares e SAMU. Apoiou a consolidação do Consórcio Intermunicipal de Saúde da Região. Trabalhou pela ampliação dos cursos profissionalizantes e universitários em nossa região. Apresentou uma emenda para o CEFET para a implantação plena do laboratório de Física e outra para a formação profissional na área de informática. Apresentou também uma emenda para a UFF, que neste ano já contou com a ampliação de seus cursos com os cursos de Fonoaudiologia e Biomedicina.

Nenhum comentário: