quinta-feira, 11 de março de 2010

IBAMA encontra anilhas falsas com criadores de passarinhos

O IBAMA de Nova Friburgo, em suas ações de fiscalização realizadas nos dias 02 e 03 de março no bairro da Chácara do Paraíso em Nova Friburgo, na Operação Nacional denominada "Roleta Russa", encontrou inúmeras irregularidades, dentre elas, a identificação de anilhas duplicadas, provavelmente confeccionadas por falsificadores.

Dos 10 criadores de pássaros inscritos no SISPASS (Sistema do IBAMA que controla a criação amadora de passarinhos), que declararam residir no bairro da Chácara do Paraíso...

- Apenas 2 criadores estavam em situação regular;
- 1 criador não pode ser encontrado no endereço fornecido, supostamente inexistente;
- 3 criadores (um viajando, outro mudou de endereço e outro não estava em casa) não puderam ter suas atividades fiscalizadas.
- 1 criador foi notificado para atualizar seu plantel por erros de procedimentos encontrados.
- 03 criadores foram multados, tiveram os animais apreendidos e suas atividades embargadas.

Ou seja, dos 06 (seis) criadores efetivamente vistoriados, apenas 02 (dois) estavam em situação regular. Constatou-se o índice de 70% de irregularidades encontradas nessa atividade de criação amadora de pássaros.

O IBAMA de Nova Friburgo, seguindo a política de combate às irregularidades da criação amadora de pássaros (SISPASS), emanada da Superintendência Estadual do IBAMA no Rio de Janeiro, tem implantado rígida fiscalização em sua região de abrangência e tem encontrado inúmeras irregularidades, o que coloca em suspeita essa atividade, que há muito já deixou de ser amadora.

"As irregularidades são de toda ordem: Pássaros capturados na natureza legalizados através de colocação de anilhas falsificadas, adulteradas, clonadas, além de comércio ilegal de pássaros e anilhas." - Comenta o Chefe do Escritório Regional do IBAMA em Nova Friburgo, que acrescenta que o IBAMA do Rio de Janeiro já manifestou ao Presidente do IBAMA intervenção nessa atividade suspendendo ou alterando algumas normas, diante de tantas irregularidades.

O Ministério Público Federal de Nova Friburgo abriu inquérito civil contra o Presidente do IBAMA cobrando resposta a estas propostas encaminhada pelo IBAMA do Rio de Janeiro.

Fonte: IBAMA Nova Friburgo/RJ.

Nenhum comentário: