segunda-feira, 15 de março de 2010

Oficina-Escola de Artes inaugura ‘Cine Mais Cultura’

Espaço visa divulgar audiovisuais brasileiros e permitirá que alunos produzam curtas-metragens

Na próxima quarta-feira, 17, às 18h30, na Oficina-Escola de Artes, haverá a inauguração do 'Cine Mais Cultura', que carinhosamente está sendo chamado de 'Cine Mais Mulher', já que a inauguração acontece neste mês de março, especialmente dedicado ao sexo feminino. Trata-se de espaço para exibição de filmes, principalmente nacionais, e atividades voltadas a produções audiovisuais, abertas à comunidade.

A implantação do ‘Cine Mais Cultura’ em Nova Friburgo só foi possível em virtude da aprovação de projeto através de edital do Ministério da Cultura, encaminhado pela Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura de Nova Friburgo, Pontão da Serra do Rio (Oficina-Escola de Artes) e Associação dos Artistas Profissionais de Nova Friburgo.

O objetivo do 'Cine Mais Cultura' é incentivar os Pontos de Cultura na divulgação de obras audiovisuais brasileiras (no mínimo 60 por cento), contribuindo para a formação de platéias e para o fomento do pensamento crítico. A diretora da Oficina-Escola, Rose Borges, informou que dos filmes brasileiros enviados à Oficina-Escola pelo Ministério da Cultura, um será selecionado para a inauguração sobre o tema mulher.

Fomos contemplados pelo edital 'Cine Mais Cultura' no ano passado e toda semana vamos projetar um filme, com entrada franca. O projeto viabilizou uma câmera e já contávamos na Oficina-Escola com três computadores e uma ilha de edição, que foram viabilizados através do referido edital. Assim, os alunos poderão produzir curtas-metragens. Como o 'Cine Mais Cultura' conta com a parceria da Associação dos Artistas, estamos pensando em projetar uma série de filmes sobre artes”, explicou a diretora da OEANF, Rose Borges.

Oficina 'Mulher rendeira'

Ainda em comemoração ao Mês da Mulher, a Secretaria Municipal de Cultura promoverá. na Oficina-Escola de Artes. nos dias 24, 25 e 26, a partir das 15 horas, a oficina ‘Mulher rendeira. Os interessados já podem fazer sua inscrição no próprio local (praça Getúlio Vargas, 71), de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 18 horas. Para participar das oficinas gratuitas, cada aluno terá que levar seu próprio material, conforme a oficina escolhida.

No dia 24, será realizada a oficina de Bauern Malerei, com a professora Leila Bairral; no dia 25, as oficinas de Bijuteria e Flores de Fuxico, serão ministradas pelas professoras Maria Luiza e Marlene Prego e no dia 26, a oficina de Tricô e Crochê, ministradas pelas professoras Assunta Cicerelli e Maria de Lourdes. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: 2533-1144.

Nenhum comentário: