terça-feira, 23 de março de 2010

Representantes de ‘Pontos de Cultura’ participam de Fórum em Fortaleza

O Pontão da Serra do Rio, que em Nova Friburgo é conhecido como Oficina-Escola de Artes, além de outros três Pontos de Cultura de Nova Friburgo (Oficina-Escola As Mãos de Luz; Associação dos Grupos de Folias de Reis e Escola Vale de Luz) estarão representados no III Fórum Nacional dos Pontos de Cultura , que acontece em Fortaleza (CE), de 25 a 31 deste mês.

A diretora da Oficina-Escola, Rose Borges, é quem está organizando a viagem dos quatro delegados, custeada pelo Ministério da Cultura em parceria com os Governos do estado e do município. O encontro ‘TEIABrasil2010: Tambores Digitais!’ será realizado no Centro Cultural Dragão do Mar e deverá contar com a participação de 1.500 representantes de pontos de cultura de todo o Brasil.

De Nova Friburgo, participam como delegados: Rose Borges (Pontão de Cultura), Paula Magalhães (Escola Vale de Luz), Maria Luiza Nascimento (Oficina-Escola As Mãos de Luz) e Leonardo Benvenutti (Associação dos Grupos de Folias de Reis), além do convidado, o professor de cultura digital, Diego Sayegh, da Oficina Escola, a OEANF.

Rose Borges informou que a Escola Vale de Luz, a Oficina-Escola As Mãos de Luz e a Associação dos Grupos de Folias de Reis passaram a ser Pontos de Cultura de Nova Friburgo no ano passado, após participarem de Edital com esta finalidade. A diretora do Pontão da Serra do Rio há meses participa de grupo de discussão via internet, onde toma conhecimento sobre as ações da grande maioria dos pontos de cultura do Brasil e mantém toda a equipe da Secretaria Municipal de Cultura informada.

Vamos ter a oportunidade de encontrar pessoalmente com os 'amigos virtuais da cultura' para trocar experiências. Estamos pensando em criar aqui em Nova Friburgo um Fórum permanente dos Pontos de Cultura, já que sempre nos reunimos para trocar informações sobre as atividades desenvolvidas em cada um deles. Os Pontos de Cultura têm como objetivo fomentar a cultura local e permitir o acesso de todos às atividades”, comentou Rose.

Os delegados de Nova Friburgo levarão ao Fórum as experiências das ações desenvolvidas nos Pontos de Cultura da cidade, dando destaque para as atividades da Oficina-Escola de Artes, como o Cultural Digital, que disponibiliza três computadores e uma ilha de edição adquiridos através do Edital Cultura Digital; e o recém inaugurado FricineClube, viabilizado através do Edital Cine Mais Cultura, uma parceria da Secretaria Municipal de Cultura e a Associação dos Artistas de Nova Friburgo; além das interações estéticas dos artistas Gui Mallon (2009) e Sani Guerra (em execução).

FÓRUM

O encontro tem como objetivo formar grupos de trabalho estaduais e temáticos para elaborar propostas de políticas públicas de Estado para a cultura no Brasil, em especial no que se refere aos Pontos de Cultura, ao Programa Cultura Viva e ao Plano Nacional de Cultura. Durante uma semana serão discutidos novos marcos legais que afirmem a cultura como direito de cidadania e dever do Estado, reconhecendo a autonomia e o protagonismo cultural do povo brasileiro, como a proposta da Lei Cultura Viva.

Na ocasião, será discutido ainda o fortalecimento dos fóruns e redes estaduais de Pontos de Cultura, dos Grupos Temáticos e de ações transversais em rede entre os Pontos de Cultura de todo o país e a construção de uma pauta política e de uma agenda de ações do movimento nacional dos Pontos de Cultura para o restante deste ano e 2011.

Os grupos de trabalhos abordarão os temas: artes cênicas, audiovisual, criança e adolescente, juventude, cultura de paz, cultura digital, economia solidária, escola viva, estudantes, gênero, hip-hop, LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexual e Transgênico), literatura, música, patrimônio imaterial, culturas tradicionais e indígenas, rádios comunitárias, sustentabilidade, entre outros.

Nenhum comentário: