segunda-feira, 5 de abril de 2010

Não ao tráfego de carreatas no perímetro urbano

Recentementente, o vereador Jorge Carvalho (PMDB), atual líder do governo na Câmara, ingressou na Casa com um projeto de lei, visando horários estipulados para o tráfego de carretas, caminhões e veículos afins pelo perímetro urbano do município de Nova Friburgo, nos períodos compreendidos entre 6:30 e 9:00h e 16h:30 e 19:00h, uma vez que a estrada do Contorno ainda não saiu do papel.

Trata-se de um projeto de grande importância para o nosso município, porque poderá, não resolver, mas certamente irá amenizar o problema dos constantes engarrafamentos em nossa cidade, principalmente em horários de rush.

Confira o PL do vereador:

PROJETO DE LEI MUNICIPAL

ESTIPULA HORÁRIO PARA O TRÁFEGO DE CARRETAS, CAMINHÕES E VEÍCULOS AFINS PELO PERÍMETRO URBANO DO MUNÍCIPIO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

Art 1. Fica proibido o tráfego de carretas, caminhões e veículos afins pelo perímetro urbano do município de Nova Friburgo nos períodos compreendidos entre 6h:30e 9:00h e 16h:30 e 19:00h.

Art 2. Caberá à municipalidade, através da AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO - AUTRAN, providenciar e demarcar os locais onde os veículos, objeto da presente Lei, ficarão estacionados aguardando a liberação para o livre tráfego.

ART 3. Esta Lei entrará em vigor 90 (noventa) dias após sua publicação, período em que a municipalidade usará para divulgar as mudanças que serão implantas pela mesma.

ART 4. Revogam-se as disposições em contrário.


Palácio Dr. Amâncio Mário de Azevedo,30 de março de 2010
Vereador JORGE CARVALHO


JUSTIFICATIVA

Dentre os municípios cortados pela RJ 116, antiga estrada centro-norte fluminense, Nova Friburgo é o único a não possuir estrada de contorno, ou simplesmente alternativa de desvio do tráfego pesado de seu perímetro urbano.

Somente os conhecidos treminhões que servem ao Pólo Cimenteiro de Cantagalo chegam a uma centena de veículos que todos os dias passam pelo centro da cidade carregando, cada um oitocentos sacos de cimento, perfazendo somente a carga 40 toneladas, sem contar o equipamento.

Nossas vias são praticamente as mesmas de 50 anos atrás. Hoje existem registrados no DETRAN algo em torno de setenta mil veículos. Daí os constantes congestionamentos no início da manhã e ao final do dia.

Com a aprovação da presente Lei Municipal estamos buscando a melhorias da qualidade de vida do friburguense que vem pagando um altíssimo preço pela falta de uma estrada de contorno.

Um comentário:

Carlos Emerson Jr. disse...

Acho uma boa idéia e o pessoal lá da Galdino do Valle e Comte Bittencourt vai gostar muito.

Mas já combinaram isso com as cimenteiras ? O que vai ter de lobbista em Friburgo...

Um beijão e ótima semana.