terça-feira, 13 de abril de 2010

Reitor da UERJ anuncia novos cursos para Nova Friburgo

Na noite da última sexta-feira, 09, no Teatro Sânia Cosmeli do Colégio Nossa Senhora das Dores, o reitor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, prof. Ricardo Vieiralves, anunciou a decisão da universidade de abrir mais cursos e expandir sua atuação na cidade. O anúncio foi feito durante audiência pública, proposta pelo vereador Cláudio Damião (PT), para tratar da expansão da UERJ em Nova Friburgo.

A atividade foi prestigiada por um grande público, incluindo estudantes, professores, empresários e representantes da sociedade civil. Entre as autoridades, esteve presente o prefeito Heródoto Bento de Mello, além de deputados estaduais, vereadores, dirigentes do IPRJ/UERJ e um representante do diretor da Petrobrás Guilherme Estrella, que não chegou a tempo por causa do trânsito para sair do Rio de Janeiro.


Ao iniciar a Audiência, o vereador Cláudio Damião lembrou recente reunião que teve com o Reitor Vieiralves, no Rio de Janeiro, quando apresentou demandas da cidade pela expansão dos cursos e atuação em projetos de desenvolvimento regional. Em seguida, o prefeito Heródoto discorreu sobre a vocação acadêmica de Nova Friburgo. Outras autoridades também saudaram o Reitor e elogiaram a realização da audiência.

Ao discursar, o prof. Ricardo Vieiralves contou a história da UERJ, analisou as dificuldades regionais na área do desenvolvimento e anunciou uma decisão muito comemorada pelos participantes da atividade, a expansão dos cursos de graduação. “A decisão de criar mais cursos está tomada”, anunciou o professor, explicando em seguida que poderá criar um grupo de trabalho para estudar a melhor forma de conduzir este processo.

Um dos momentos de maior descontração da atividade foi quando o Reitor, dirigindo-se ao prefeito Heródoto, lembrou da grande persistência do vereador Cláudio Damião ao contatá-lo diversas vezes na universidade para tratar de assuntos de Friburgo. Em seguida, Vieiralves completou, para gargalhada geral, que pela insistência do vereador ele certamente estava dando muito trabalho ao prefeito.

Prefeito e vereador anunciam ajuda para UERJ manter campus

Outro importante anúncio durante a sessão foi a preparação de um projeto, de autoria de Cláudio Damião para destinar exclusivamente a área ocupada pela UERJ em Nova Friburgo para fins educacionais. Com esta medida, o vereador pretende garantir que a universidade permaneça no local, que pertence a Fundação Getúlio Vargas. O prefeito manifestou intenção semelhante, afirmando que deverá desapropriar a área para garantir as atividades do campus.

A atividade foi finalizada com um concorrido debate, quando o público pôde fazer perguntas e considerações ao Reitor.

OSP confirmada para o Festival de Inverno

Aproveitando a cerimônia, o secretário municipal de Cultura, Roosevelt Concy, anunciou a participação da Orquestra Sinfônica Petrobrás no encerramento do Festival de Inverno deste ano. Recentemente o secretário de Cultura e o secretário Geral de Governo, Bráulio Resende, haviam pedido ao vereador Cláudio Damião que intercedesse junto ao diretor da Petrobrás Guilherme Estrella para garantir a presença da orquestra, o que foi confirmado na última semana.

Com a notícia da expansão da UERJ na cidade, Nova Friburgo consolida seu papel de pólo estadual universitário e vai garantir mais condições para os desenvolvimentos social e econômico. Exultante com a notícia da expansão da universidade, que até então era apenas uma possibilidade, após a reunião Cláudio Damião afirmou que continuará em contato com o Reitor Vieiralves para que o grupo de trabalho que tratará da questão seja montado com urgência e as primeiras medidas para a criação dos cursos sejam logo tomadas.

A expectativa é quem dos primeiros cursos criados na fase de expansão da UERJ seja o de farmácia, que poderia acompanhar uma política estadual de atração de indústrias de cosméticos para Nova Friburgo.

Ao final do encontro, o Reitor Veiralves reforçou com Cláudio Damião a disposição de voltar à cidade tantas as vezes que forem necessárias.

Um comentário:

tatyane-kaylanne disse...

por que não foi colocado quais curso serão, quando irão começar, onde serão, etc.