terça-feira, 4 de maio de 2010

1º CINEAMOR

- 10 de maio, das 6h às 11h, no centro (cruzamento onde está localizado o Posto de Gasolina Caçulinha), Natara Ney e equipe produzem o curta-metragem ‘Um outro ensaio’; e no dia 10 e 11 de maio, a equipe continua gravando nas seguintes ruas: Romão Aguilera Campos, Lauro Sodré, José da Silva Silveira e Clóvis Bevilaqua (Cônego), Via Expressa e Ponte da Saudade (centro, próximo ao Clube dos 50);

- 11 de maio, nos jardins do Nova Friburgo Country Clube, André Pellenz e equipe produzem o curta-metragem “Love express”;

- 14, 15 e 16 de maio, em São Pedro da Serra, Guga Caldas e equipe produzem o curta-metragem “A florista do outro lado da praça”.

Confira uma entrevista feita com o diretor André Pellenz, que está realizando o desejo de filmar em Nova Friburgo

André Pellenz é um dos três vencedores do Concurso de Roteiros e Projetos para Curtas-Metragens do 1º CINEAMOR – Festival de Cinema – que ocorrerá em Nova Friburgo de 4 a 13 de junho. André e sua equipe de produção estarão no dia 11, terça-feira, no Nova Friburgo Country Clube para rodar o filme “Love Express”, que terá aproximadamente 12 minutos.

André Pellenz é diretor de comerciais e já dirigiu três curtas-metragens, entre eles "Que horas são?", filmado no distrito de Lumiar em 2006. Pellenz também é roteirista e diretor geral da série "Natália", que acaba de vencer um edital do Ministério da Cultura (MinC) para ser produzida e veiculada na Tv Brasil.

Desde 1987 que André, sempre que pode, vem a Nova Friburgo e fica hospedado em uma mesma casa no bairro Cascatinha, no caminho da torre, que para ele deve ser a casa mais alta da cidade. Por considerar-se um friburguense de coração, André acredita que muitas características de Nova Friburgo contribuirão para a produção do seu curta, como a tranquilidade e a temperatura agradável, e por ser um lugar onde sempre teve vontade de filmar, pois passou muitos feriados e carnavais na cidade.

O mais difícil, talvez, para produzir o curta-metragem seja a falta de profissionais, equipamentos, mas nada diferente de outras cidades que não sejam metrópoles, o que acaba implicando em custos de transporte, alimentação, hospedagem, telefonemas, etc., que no Brasil são exorbitantes. De 10 a 15% do orçamento do filme serão gastos só nestes itens. A atividade cinematográfica é altamente concentradora, em qualquer lugar do mundo. Iniciativas como o 1º CINEAMOR são boas para quebrar um pouco isso, como o que fez Paulinia, em São Paulo, que investe em produções desde que sejam filmadas por lá”, explica André.

Love Express

Sobre o filme ‘Love Express’, André define rapidamente: “conta a história de duas pessoas que se conhecem em um desses encontros para solteiros, onde cada um tem cinco minutos para se apresentar e ver o que acontece. O filme procura mexer com esse preconceito, afinal ainda hoje é normal pensar que quem vai a um lugar desses "tem algum problema". É um roteiro ótimo para o trabalho de atores e filmar em Nova Friburgo tem tudo a ver, já que hoje em dia é uma cidade razoavelmente grande, onde nem todo mundo conhece mais todo mundo. Além disso, o tema ‘amor’" tem tudo a ver. O título "Love Express" já existia antes do lançamento do edital”.

Algumas cenas serão gravadas nos jardins do Nova Friburgo Country Clube, no dia 11: “os jardins do Country Clube são lindos, bem conservados e um dos locais mais agradáveis da cidade. Sempre dei minhas caminhadas por lá e ficava imaginando que um dia iria filmar ali”, justifica uma das suas escolhas para locação.

Com uma pré-produção afinada, a filmagem em si deverá ser rápida, segundo o diretor, devendo durar um ou dois dias. Parte do elenco será de atores da cidade, tanto que na segunda-feira, 03, houve um processo de seleção e teste de elenco em Nova Friburgo. “Também pensamos em utilizar mão de obra local para parte da equipe técnica. Cinema é diferente de televisão, e a maior parte dos bons profissionais disponíveis é de TV, mas já temos algumas opções interessantes”, concluiu André Pellenz.

Assessoria de Imprensa Nova Friburgo
Scheila Santiago
www.cineamor.com.br

Nenhum comentário: