Cuidando de quem cuida. Valorizando o profissional de Saúde de Nova Friburgo. É com esse tema que a Fundação Municipal de Saúde, através da Gerência de Vigilância em Saúde, irá realizar no mês de maio alguns eventos enfatizando a importância daqueles que realizam seu trabalho nos locais de saúde. O objetivo é integrar várias ações a fim de valorizar esses profissionais no mês em que se comemora o Dia do Trabalhador.
Segundo o Ministério da Saúde, “a Política Nacional de Saúde do Trabalhador visa à redução dos acidentes e doenças relacionadas ao trabalho, através de ações de promoção, reabilitação e vigilância. Suas diretrizes compreendem a articulação intra e intersetorial, a participação popular, o apoio a estudos e a capacitação de recursos humanos”.
Mas para que isso aconteça, o Programa Saúde do Trabalhador, juntamente com os demais Programas, promove alguns eventos em auxílio à promoção da saúde.
Nesta programação teremos:
Grupos de Controle de Tabagismo para os profissionais de saúde funcionando nos seguintes locais:
12/05/2010 - Hospital Municipal Raul Sertã – mediadoras: Carla Moura e Lídia.
17/05/2010 – Seminário do Dia Nacional de Combate ao abuso e à Exploração Sexual contra crianças e adolescentes.
Um dos temas abordados neste Seminário será o de valorizar o papel dos trabalhadores no enfrentamento às situações de violência contra crianças e adolescente ; os trabalhadores de saúde, da educação, Conselho Municipal de Saúde, Conselho Tutelar, Conselho Municipal de diretos das crianças e dos adolescentes, Juizado da Infância, etc.
27/05/2010 – Encerramento do Mês do Trabalhador com café da manhã com Alimentação Saudável e Atividade Física em Unidades de Saúde de Friburgo.
4 comentários:
É assim que são valorizados os profissionais da saúde no nosso país:
SAÚDE PÚBLICA
Incontinência verbal
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em mais um de seus rompantes habituais de incontinência verbal, diz ter encontrado os culpados pelo caótico sistema de saúde nacional: os médicos. Segundo reportagem veiculada sexta-feira em diversos jornais brasileiros, o presidente reclamou que "os médicos não aceitam ou cobram caro para trabalhar no interior e nas periferias" e que "é muito fácil ser médico na Avenida Paulista". Lula também criticou o Conselho Federal de Medicina, pedindo o reconhecimento dos diplomas dos médicos formados em Cuba. Ainda em tom jocoso, criticou o médico responsável pela amputação do seu dedo mínimo da mão esquerda. Sua ira se voltou também para os contrários à cobrança de novo tributo para aumentar os recursos para o setor de saúde. O que o presidente finge não saber é que o médico sozinho, no interior ou em periferias, é incapaz de promover saúde. Ele precisa de apoio para exercer sua profissão, como laboratórios, equipamentos para exames, hospitais, enfim, tudo o que não é prioridade ou é claramente insuficiente em seu governo. Lula também finge não saber que ninguém é contra o médico cubano: exige-se apenas que ele, como qualquer outro, se submeta ao exame de avaliação exigido para formados no exterior. Quanto à CPMF, governar impondo novos impostos ao já fatigado povo brasileiro é tão vulgar quanto dizer que é "fácil ser médico na Avenida Paulista". A Associação Médica Brasileira (AMB), em nome dos mais de 350 mil médicos brasileiros, sente-se ultrajada com as declarações do sr. Lula, visto inverídicas, por considerar que elas não condizem com o cargo que S. Sa. ocupa e por atingir a dignidade e a honradez daqueles que, diariamente, em hospitais ou consultórios, muitas vezes em condições precárias, lutam por manter a saúde do povo brasileiro. O presidente Lula deve um pedido de desculpas à classe médica brasileira.
José Luiz Gomes do Amaral, presidente da AMB
Recentemente li um post de um indivíduo criticando os salários médicos na comunidade NOva FRiburgo, no tópico UPA ( segundo ele salarios muito muito altos)Oras..Estudamos 10 anos, precisamos estar sempre atualizados, lidamos com vidas, com situações de estress e de decisão rápda e ainda dizem que estamos errados em querer saláros dignos. É desestimulante, fico indignado...afinal até o nosso presidente LULA compaxtua desta opinão...
Monique, gostaria de saber como faço para entrar em contato sem ser via orkut,
grato
Gente, que absurdo!
José Luiz, tomarei a liberdade de trans formar o seu comentário em post no blog. Creio ser de suma importância que todos tenham conhecimento.
Quem quiser me contactar, pode enviar e-mail para: monique.tnf@gmail.com
Postar um comentário