quarta-feira, 5 de maio de 2010

Violência contra crianças e adolescentes

Este é o tema de seminário na Policlínica Centro

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Nova Friburgo, por intermédio do Programa de Prevenção de Acidentes e Violência e do Programa de Saúde Mental, realizará um seminário pelo dia nacional de combate ao abuso e exploração sexual contra crianças e adolescentes no dia 17 de maio, das 9 horas às 17 horas, na Policlínica Centro Dr. Sílvio Henrique Braune (rua Plínio casado, s/n, Suspiro).

O objetivo do seminário, além de alertar a população, é sensibilizar profissionais de educação e saúde, tanto da rede pública como particular, para a importância de notificar os casos de violência contra crianças e adolescentes. Nesta data também será implantada a Rede de Prevenção e Tratamento da Violência Intrafamiliar e do Uso de Álcool e Outras Drogas, que tem por finalidade desenvolver grupos reflexivos e preventivos com mães e adolescentes na atenção básica de saúde e com escolas de seu entorno.

Segundo a Unesco, a educação e a cultura pela paz estão relacionadas à prevenção e à resolução não violenta dos conflitos. É uma cultura baseada em tolerância, solidariedade e compartilhamento da vida no cotidiano. Com esses pressupostos, pode-se prevenir e reduzir os casos de maus tratos na infância e adolescência, como também a violência sexual.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi criado pela Lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000, em razão do crime que comoveu o Brasil em 1973, quando a menina Araceli Cabrera Crespo, de oito anos, foi espancada, violentada e assassinada na cidade de Vitória, capital do Espírito Santo. Até hoje, os culpados pelo crime não foram punidos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu desisti de Friburgo, tenho 22 anos, nasci e morei em Friburgo a minha vida toda.
Já fui assaltado 4 vezes, a 1ª quando tinha 17 anos e a ultima a poucas semanas atras.
Sempre defendi Friburgo todas as vezes que alguem falava mal, mas não da para fazer isso mais. Estou cansado de lutar por esse lugar que não vale a pena, os politicos só querem saber de roubar e contratam esses vagabundos desses policias que não servem para nada, só sabem ir em bairros não violentos para bater e tirar dinheiro de quem trabalhou a semana. Ir no Cordoeira, Morro do Dedé, Lazaredo, Alto de Olaria, que só tem marginal eles vão por medo, e cada dia esses bandidos estão piores, tantos os marginais quanto os policias.