O Governo Municipal, representado pelo secretário de Cultura, David Massena, comemorou ontem, 1º de agosto, o Dia Nacional da Suíça em solenidade na Praça das Colônias, no Suspiro (Centro), parcialmente recuperada. Também estiveram presentes ao evento representantes de todas as colônias de Nova Friburgo.
Segundo o secretário Massena, "essa tomada da Praça das Colônias é fruto do trabalho da Associação das Colônias de Nova Friburgo - ASCOFRI, em parceria com a Secretaria de Cultura e liderada por Geraldo Thurler que, junto aos demais representantes de todas as colônias, reuniu esforços para limpar a área. Estamos tentando recuperar o restaurante, com a ajuda da Geo-Mecânica e da Prefeitura, que poderá estar pronto no máximo em 30 dias, prazo igualmente estimado para que o Anfiteatro também esteja totalmente refeito e reaberto ao público". Segundo David, "isso demostra que não chegaremos a lugar nenhum se não nos dermos as mãos. E um grande exemplo que nós devemos seguir é a saga épica dos suíços, que enfrentaram tempestades e intemperes para chegar à Nova Friburgo e construir essa cidade linda".
Para David, "essa comemoração na Praça das Colônias é um lugar mais do que legítimo e nós vamos buscar recursos através de eventos que a gente possa promover no Teatro Municipal e que a bilheteria seja revertida, para recuperar a Praça das Colônias e. então, devolvê-la à comunidade local, um ano e meio depois. Ainda falta muita coisa, mas isso já é um grande marco dessa união, em prol de Nova Friburgo, conclui", Massena.
Geraldo Thurler, que faz parte da Colônia Suíça e organizou esse evento comemorativo, informou que além do hasteamento das bandeiras das colônias, na Praça das Colônias, às 11h30min, a cerimônia foi na Casa Suíça, e às 20 horas, na Praça das Colônias houve o Cortejo de Lanternas, fogueira, apresentação de dança típica e depois uma confraternização com os convidados.Geraldo explica como é o Cortejo de Lanternas: "a Suíça é a confederação de vários estados, vários cantões e, àquela época, havia muitas invasões, muitas guerras. Então, três cantões começaram a fazer pactos de defesa entre si, de ajuda mútua, e formaram a confederação, resultando no que é ainda hoje. Todo ano, nessa data, o presidente da confederação vai a esses três estados, para fazer esse cortejo de lanterna, para comemorar o caminho que se achou".
Seguindo a programação, no dia 3 de agosto, às 20 horas, haverá música ao vivo e danças típicas, no Clube de Xadrez, com um fondue de queijo. Nos dias 4 e 5, na Casa Suíça, haverá um Festival de Chocolate, também com atrações artísticas para o público. Depois, no Nova Friburgo Country Club, dias 25 e 26, serão servidas comidas típicas em comemoração ao mês da Suíça.
Nenhum comentário:
Postar um comentário