A qualidade e diversidade dos produtos apresentados por 32 agroindústrias familiares, incentivadas pelo programa Prosperar, da Secretaria Estadual de Agricultura e Pecuária, surpreenderam representantes de bares e restaurantes do Rio de Janeiro, que participaram da rodada de negócios do programa Compra Rio, da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico, na segunda-feira (30/07), na sede da Fecomercio-RJ.
As cachaças de alambique, scargot, embutidos e defumados, queijos de cabra, geleias, vegetais minimamente processados - de cultivos convencionais e orgânicos, rãs, tilápias e água de coco, entre outros, oferecidos pelas agroindústrias agradaram a compradores em busca de produtos diferenciados e adequados aos conceitos dos estabelecimentos.
Esse foi o caso de Sérgio Portela, representante do Restaurante Vieira Souto, em Ipanema, que pela primeira vez participou de rodada de negócio com a presença de agroindústrias familiares. "Identificamos produtos com qualidade acima da média. É exatamente o que procurávamos. Temos um público sofisticado e os produtos se adequam ao conceito do nosso restaurante", enfatizou, ao afirmar que pretende visitar algumas das agroindústrias para conhecer na origem todo o processo de fabricação.
Para Alessandra de Albuquerque, do restaurante Zuka, no Leblon e na Barra da Tijuca, a qualidade e apresentação dos produtos das agroindústrias fluminenses também foi uma boa surpresa. "Saio satisfeita com o padrão dos produtos, e o que é melhor, produzidos aqui no estado, próximo da capital. Valeu a pena passar esse dia aqui", frisou, revelando que diversos dos contatos feitos deverão se reverter em negócios.
Novos contatos e bons negócios também eram a expectativa da produtora Patrícia Tiedemann, da agroindústria Rancho Grande, em Nova Friburgo, que produz laticínios de cabra, e já participou de outros eventos do Compra Rio. "É uma oportunidade para fechar negócios e divulgar o produto. Minha propriedade está aberta para receber visitantes e interessados em conhecer a criação dos animais e também o processamento do leite e derivados", acrescentou.
O coordenador do Prosperar, Jairo Roberto da Silva, explicou que a aproximação com os canais de comercialização é uma das vertentes trabalhadas pelo programa para o incentivo à agroindústria de base familiar, que também disponibiliza crédito para adequação das instalações, capacitação e regularização da agroindústria."A rodada de negócios promovida pelo Compra Rio foi importante para inserir os produtores agroindustriais do estado nesse nicho de mercado de restaurantes sofisticados, que valorizam o produto pela sua qualidade, mas também pelo que representam em termos de sustentabilidade e responsabilidade social", destacou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário