sábado, 8 de março de 2014

Prefeito Rogério Cabral retorna do Japão e reassume segunda-feira

Após o período de 15 dias em viagem oficial ao Japão, o prefeito Rogério Cabral reassumirá o mandato nesta segunda-feira, 10, às 8h30. Ele e o secretário municipal de Meio Ambiente Ivison Macedo chegam ao Brasil neste sábado, 8. A viagem ao país asiático ocorreu através da participação do município de Nova Friburgo no âmbito da Cooperação Técnica Internacional firmada entre o Ministério das Cidades, Ministério da Integração Nacional e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA). O objetivo foi dar prosseguimento ao Projeto de Fortalecimento da Estratégia Nacional de Gestão Integrada de Riscos de Desastres Naturais.

Os benefícios da parceria são a elaboração de manuais de análise de riscos para uso no planejamento da expansão urbana, reconstrução de áreas de desastre e emissão de alertas preventivos, validados através dos três projetos pilotos; fortalecimento da cultura de prevenção de riscos em áreas suscetíveis a desastres naturais, através do planejamento das cidades e da regulação do uso do solo urbano; sensibilização de gestores, comunidades expostas a riscos e a população em geral para a importância do tema, através de campanhas educativas e materiais de divulgação; compartilhamento de experiências e tecnologias de monitoramento, prevenção e alerta, gerando transferência de conhecimento entre os profissionais e pesquisadores do Brasil e do Japão e fortalecimento da cooperação e colaboração entre órgãos do Governo.
Obras contra as cheias do rio Kioto
As autoridades friburguenses cumpriram uma vasta agenda de trabalho, como reuniões e palestras em Tóquio, Hiroshima e Kyoto. O prefeito e o secretário de Meio Ambiente também foram recepcionados pelo Governo Central do Japão e pelo vice-ministro de Engenharia, secretário de Gestão de Águas e Preservação do Território Nacional, entre outros. Eles também participaram de palestras e atividades relacionadas à reconstrução de áreas atingidas por eventos climáticos no Japão, bem como conheceram iniciativas de prevenção contra tragédias naturais.

Nenhum comentário: