A Prefeitura de Nova Friburgo protocolou junto ao Governo Estadual, a secretaria Estadual de Saúde, ao Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Ministério Público do Trabalho, Ministério Público Federal, Câmara Municipal de Nova Friburgo, Conselho Municipal de Saúde e Consórcio intermunicipal de Saúde, o ofício n° 536/2015 que prevê a devolução da gestão da Unidade de Pronto Atendimento – UPA, para a administração estadual, a partir de 01 de janeiro de 2016.
Esta atitude se faz necessária diante das dificuldades
financeiras as quais o município está passando para manter a unidade em
funcionamento, levando em consideração a falta de repasses cabíveis ao Estado,
que está sendo arcada pela Prefeitura e pelo motivo da unidade receber
pacientes de 13 municípios vizinhos, além de Nova Friburgo.
Além deste cenário, no dia 15 de Setembro de 2015, a
Prefeitura recebeu a notificação do Ministério Público do Trabalho para o
cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta-TAC, n° 20/2014, que prevê o
afastamento da Organização Social que administra a UPA.
Neste sentido, o Município não possui condições de absorver
os profissionais que ali trabalham haja vista o gasto com pessoal, que é
previsto na lei de responsabilidade fiscal, se encontrar acima do limite prudencial
e tampouco há tempo hábil para realização de um concurso público neste curto
período.
O Governo do Estado já entrou em contato com a Prefeitura
para marcar uma reunião e discutir o caso.

Nenhum comentário:
Postar um comentário