segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Emater-Rio discute estratégias para enfrentamento de escassez hídrica na Serra

Em Nova Friburgo, presidente da empresa vistoria estradas e participa de reunião do CMDRS

Com objetivo de discutir estratégias de enfrentamento dos efeitos da estiagem na Região Serrana, a Emater-Rio reuniu, no último dia 23/10, em Nova Friburgo, os técnicos executores dos programas Rio Rural e Estradas da Produção para o planejamento conjunto das primeiras ações emergenciais junto aos produtores rurais. A partir de novembro, serão beneficiados também os municípios de Bom Jardim, Nova Friburgo, Sumidouro e Teresópolis, além de Cantagalo, com limpeza e desassoreamento de pequenos poços e açudes para aumentar a captação de águas pluviais nas propriedades rurais durante o período chuvoso.
Foto: Paulo Filgueiras
Segundo a presidente Stella Romanos, a orientação inicial é atender apenas agricultores com Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). “Os extensionistas da Emater-Rio farão a listagem dos primeiros beneficiários nos municípios. A próxima etapa será a abertura de poços artesianos coletivos, cuja processo de licitação ainda está em andamento”, explicou.

Foto: Paulo Filgueiras
À tarde, a presidente e os técnicos da Engenharia Rural da empresa visitaram a microbacia Riograndina para vistoriar os trabalhos de aplicação de brita tipo bica corrida na estrada que liga a localidade de Janela das Andorinhas ao distrito de Dona Mariana, em Sumidouro. Outros 21 quilômetros de três estradas das microbacias receberam revestimento primário desde junho, beneficiando quase 800 produtores. Além disso, foram executadas as limpezas da estrada, de barrancos e bueiros, a recomposição do leito, o desvio e a abertura de drenos, o redirecionamento de águas, entre outros serviços.

Resultados

No último compromisso do dia, Stella participou da reunião extraordinária do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável de Nova Friburgo (CMDRS), cuja pauta incluiu uma avaliação dos resultados locais do Programa Estradas da Produção, além dos próximos atendimentos nos distritos de Campo do Coelho, Lumiar, entre outros. “Nova Friburgo é o único município da região com uma patrulha fixa. Essas ações de infraestrutura rural ainda complementam os trabalhos de recuperação da capacidade produtiva por conta tragédia de 2011”, avaliou a presidente.

Apenas em 2015, foram executadas melhorias em quase 70 quilômetros de vias de escoamento agrícola das microbacias Vargem Alta, Santa Cruz, Conquista e Riograndina, beneficiando quase dois mil agricultores e moradores rurais. Por conta do impacto positivo dos resultados nas comunidades do interior, a Câmara Municipal concedeu moção especial de louvor à presidente da Emater-Rio pelo trabalho de recuperação e manutenção das estradas vicinais.

Participaram da reunião o presidente do conselho e secretário de agricultura de Nova Friburgo, José Carlos Siqueira; presidentes de associações de produtores; o chefe do Centro Estadual de Pesquisa em Horticultura da Pesagro-Rio, Márcio Pimentel; e os vereadores Joelson do Pote, Alcir da Fonseca e Marcio Damazio.

Nenhum comentário: