segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Materiais e modelagens elaboradas ganham força nas coleções de inverno 2016 e verão 2017

Uma das tendências apresentadas pela equipe do Sistema FIRJAN, durante o Giro Moda, é que o preto deixa de ser básico e ganha detalhes em materiais nobres

Na tarde de quinta-feira, 29, mais de 100 pessoas lotaram o SENAI Espaço da Moda, em Nova Friburgo, para ficar por dentro das novidades e tendências do mercado internacional de moda. O conteúdo foi compartilhado durante mais uma edição do Giro Moda, promovido pelo Sistema FIRJAN, que nesta temporada confirmou as tendências para o inverno 2016 e deu um preview do verão 2017. As informações foram coletadas em feiras e desfiles nos Estados Unidos, França e Itália, e agora são repassadas a empresários, estilistas e estudantes em palestras gratuitas que percorrem todo o estado.

O primeiro tema abordado foram as macrotendências, que são tendências comportamentais impactadas por diretrizes sociais, culturais, políticas e econômicas. O que está acontecendo nesses ambientes influencia o comportamento das pessoas e assim, também, novos produtos e serviços.

Quem tratou desse assunto foi a especialista em moda Carol Fernandes, que apontou três macrotendências: Desvestir, que tem a ver com a quebra de paradigmas e com conceitos que carregamos –  perpassando pela febre dos nudes na internet; Trajetoriedade, que toca na questão da identidade e da localização, falando das migrações, que as pessoas vão começar a ser conhecidas não pelo local de onde elas vêm, mas por onde elas passaram; e Amor Detox, que nasceu da economia compartilhada e prega o amor como principal moeda de troca.

Mas um leigo pode se perguntar: como uma macrotendência se traduz numa peça? A especialista explica: “a economia do amor fala muito da questão do manual. Observamos, por exemplo, a volta do artesanal como artigos de luxo. No detox, vemos os produtos orgânicos, os fios naturais”.

A também especialista em moda, Milena Cariello, revela que a peça chave da vez vai ser o body. “De tão forte que a peça se mostra você mal consegue definir a que seguimento ela pertence, pois ela permeia todos eles: moda, praia, lingerie e fitness”, ressalta. Ela chama atenção, também, para estilos que continuarão sendo vistos nas vitrines: o folk, gipsy e o boho.

Milena destaca que o preto vai deixar de ser básico e ganhará força na estação com materiais e modelagens elaboradas. Trazendo, por exemplo, a volta do guipir localizado, matéria-prima nobre que enriquece detalhes nas roupas.

A programação abordou também o desenvolvimento de produtos e negócios. A iniciativa, que acontece desde 2006, faz parte do Programa Indústria Criativa do Sistema FIRJAN, que estimula a realização de negócios e o desenvolvimento da economia criativa no Rio de Janeiro. O Programa ajuda a indústria clássica a integrar as competências criativas para gerar novos valores para seus negócios, além de oferecer representatividade empresarial, educação profissional e tecnologia para diversos setores criativos.

Hoje o Giro Moda está sendo realizado em Itaperuna e depois ainda passa por Niterói, Cabo Frio, Volta Redonda e Campos. Mais informações www.firjan.com.br/eventos/giro-moda.htm.

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