domingo, 28 de fevereiro de 2016

Secretaria de Meio Ambiente de Nova Friburgo participa do encontro Rumo à Conferência Habitat III

No âmbito dos preparativos para a discussão da Agenda Brasileira para a 3ª Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre Habitação e Desenvolvimento Urbano Sustentável – Habitat III, prevista para acontecer no mês de outubro, em Quito, no Equador, o Ministério das Cidades realizará na cidade de São Paulo, entre 29 de fevereiro e 1º de março, o seminário internacional “Rumo à Conferência Habitat III”.

O evento terá a participação de diversos especialistas que apoiam o país na construção de posições para o Habitat III, nas diversas temáticas relacionadas ao desenvolvimento urbano. E dado o desafio e conhecimento dos avanços no tema em debate, a Prefeitura de Nova Friburgo será representada no encontro.

A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável da cidade, que elaborou recentemente a revisão do Plano Diretor, foi convidada pelo Ministério das Cidades a proferir palestra sobre as questões relacionadas à gestão de risco e gestão ambiental. O modelo, que vem sendo adotado como exemplo em todo o país, privilegia amplamente as situações ambiental e de prevenção de risco.

Para a oportunidade, a secretaria, através do gestor Ivison Macedo, abordará o tema “Planejamento Municipal e Gestão de Riscos”, que terá como objetivo a exposição das estratégias, instrumentos e mecanismos do Plano Diretor de Nova Friburgo no que tange à inserção da dimensão ambiental e de gestão de riscos no ordenamento do território municipal, trazendo à tona o debate sobre o uso do plano enquanto peça de prevenção de riscos e preservação ambiental.

Na ocasião, ainda será compartilhado um painel de temas sociais e urbanos que permite ampliar os debates nacional e internacional, de forma a subsidiar a posição brasileira nas proposições referentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

A proposta do encontro será, portanto, possibilitar que instituições parceiras, nacionais e internacionais, com forte incidência no Brasil e nos países latino-americanos, possam reafirmar diretrizes e princípios de alinhamento, projetando novos caminhos para responder aos desafios da urbanização e a implementação do desenvolvimento sustentável.

Os eventos prometem ser únicos no sentido de trazer diferentes atores urbanos e grupos relevantes para revisar as políticas urbanas e de moradia que afetam o futuro das cidades dentro de uma arquitetura de governança internacional, focados na criação da “Nova Agenda Urbana” para o século XXI que reconhece as mudanças constantes na dinâmica da civilização humana.

Nenhum comentário: