quarta-feira, 7 de março de 2018

Ações de prevenção ao uso de drogas em Nova Friburgo

A política anti-drogas implantada em Nova Friburgo está baseada no Plano Nacional Sobre Drogas, que recomenda a atuação em um sistema de três eixos: prevenção, acolhimento e a reinserção. A agenda de prevenção inclui a realização de palestras em escolas e associações de moradores. Informações educativas para os jovens e orientações para os pais observarem mudança no comportamento dos jovens são repassadas mensalmente em stands montados pela equipe da secretaria em praças e locais públicos da cidade. Entre os membros desse grupo estão um psicólogo e uma pedagoga.

O segundo eixo, acolhimento, disponibiliza atendimento psicológico para o usuários e familiares, além de tratamento em grupos de ajuda, acompanhamento no CAPS (Centro de Atenção Pscicossocial) ou entidades parcerias como o Narcóticos Anónimos e Nar-Anon.

Por fim, o terceiro eixo atua na reinserção do usuário, como a atividade realizada toda terça-feira no Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), que leva um profissional de Educação Física para envolver os jovens acautelados com o esporte, desenvolvendo a socialização, a disciplina e valores.

Confirma a programação de palestras itinerantes para o mês de março, que vai acontecer em várias localidades, sempre a partir das 09h:

08/03 – Praça 1º de Maio/ Olaria;

15/03 – Bela Vista (próximo à igreja católica);

22/03 – Jardim Califórnia (na subida do Vale das Rosas);

29/03 – Praça de Conselheiro.

Nenhum comentário: