quarta-feira, 19 de dezembro de 2018

Hospital Raul Sertã ser administrado por uma OS é bom ou ruim?

Boa parte da população friburguense não tem se mostrado favorável à possível implantação do serviço de terceirização do Hospital Raul Sertã, por meio de uma Organização Social de Saúde, as chamadas OSs. Sim, existe essa possibilidade! E o tema deverá ser discutido nesta quinta-feira, 20, às 9h, na Câmara Municipal, oportunidade em que os vereadores apreciarão o projeto 484/2018, de autoria do Executivo Municipal, que altera a Lei 4.285/2013, que versa sobre a Qualificação de Organizações Sociais (OS), ampliando o escopo de atuação para diversas áreas além da saúde, como: educação, esporte, cultura, meio ambiente, ciência e tecnologia.

O vereador Johnny Maycon se posicionou terminantemente contra o projeto. Disse que o mesmo é imoral, de má fé e ilegal, ferindo a Lei Orgânica Municipal em seu Art. 56, inciso IX, que veda o Município de contratar com OS, exceto para UPAs.


"Esta história de que a OS é sem fim lucrativo não é verdade, tanto que os diretores das unidades geridas por eles, sempre recebem salários elevadíssimos, completamente distante da realidade. Daí temos que perguntar: Qual o interesse do Governo do Prefeito Renato Bravo em querer entregar a nossa cidade para Organizações Sociais? Seria para dificultar as fiscalizações? Seria para desviar mais recursos públicos? Para humilhar os servidores efetivos? O mais doloroso é saber que muitas pessoas morreram no Hospital Raul Sertã, na falta de medicamentos, materiais médicos e tantos outros elementos essenciais para salvar vidas, com o plano de "justificar" o plano maligno de OS"- afirmou o vereador.


O vereador Zezinho do Caminhão também se manifestou contrário ao projeto. "O prefeito mandou, no apagar das luzes, o projeto de privatização da saúde, objetivando a implantação de OS's, tudo que não deu certo no Estado do Rio do Janeiro comprovadamente. Foi através dessas práticas que originou-se um mar de corrupção, tendo como consequência a falência financeira do Estado. O Governo Municipal, agora irresponsavelmente, pede autorização à Câmara pra instalar em Nova Friburgo. E aí, vocês concordam com isso?" - comentou o vereador, que aproveitou para convidar a população para acompanhar de perto a votação desse projeto. "Será nesta próxima quinta, 20/12 às 9h, a sessão que decidirá o futuro da saúde pública do Município de Nova Friburgo. A importância da participação popular é essencial para que o pior não aconteça. Espero por vocês lá!".

Outro vereador que se mostrou indignado com a possibilidade da implantação de uma OS no Hospital Raul Sertã, foi Wellington Moreira, que também aproveitou para convocar a população a participar da sessão extraordinária da quinta-feira, 20.


Vale lembrar que nós, friburguenses, estamos sem a TV Câmara. É possível que a sessão seja disponibilizada, assim esperamos, após concluída a sessão. Então, mais do que nunca, concordando ou não com a implantação de uma OS na saúde e em outras áreas, a participação popular é fundamental.

Nenhum comentário: