A Estácio Nova Friburgo formalizou na terça-feira, 19, com a
Prefeitura Municipal, por meio da secretaria de Saúde, o Projeto Mãos Dadas.
Trata-se da ampliação de um convênio com o governo local para aumentar o
atendimento na rede municipal de saúde.
“A partir de agora, não só os alunos de enfermagem, mas
também os dos cursos de psicologia, farmácia, nutrição e fisioterapia,
acompanhados de nossos preceptores, realizarão um trabalho multidisciplinar com
os pacientes atendidos pela rede municipal de saúde da cidade”, explicou o
diretor da Estácio Nova Friburgo, Leonardo Jannotti. Ele acrescentou que o
projeto aumenta a oferta de estágios para os alunos da universidade.
“A ideia é atuar com as diversas áreas de formação
disponíveis no campus para que possamos colaborar na redução do tempo de
internação ou até mesmo na prevenção primaria para evitar eventual internação,
contribuindo para a melhoria de diversos índices locais”.
Os alunos irão atuar em conjunto com os profissionais de
saúde do município no atendimento à população.
Durante o evento de apresentação do Projeto de Mãos Dadas, a
secretária de Saúde de Nova Friburgo, Tânia Trilha, informou que, a princípio,
os alunos serão indicados para atuar nos hospitais municipais Raul Sertã e Maternidade
Mário Dutra de Castro, mas a ideia é que esses profissionais em formação possam
auxiliar em todas as unidades de saúde do município.
“Essa é a primeira vez que um projeto como este é
desenvolvido em Nova Friburgo. Já temos o estágio em enfermagem, agora
ampliamos as especialidades. É excelente, porque além de trazer benefícios para
a instituição de ensino, que poderá ter seus alunos colocando em prática tudo o
que aprendem na teoria, também beneficia a população que terá atendimento
ampliado nessas áreas. Aumentamos a gama de atendimentos e fortalecemos a rede
de atenção básica com esse convênio”, explicou Tânia Trilha.
Nova Friburgo tem hoje 24 Unidades Básicas de Saúde (UBS),
sendo 20 unidades de Saúde da Família. Além disso, existe ainda uma policlínica,
a Silvio Henrique Braune, no Centro.
Os estágios não são remunerados, não havendo ônus ao
município na contratação dos alunos. Também não há um número limite de vagas
para serem preenchidas, a rede deve absorver quantos profissionais forem necessários.
A oportunidade é aberta para todos os alunos a partir do 5º período dos cinco
cursos contemplados pelo convênio. Atualmente, cerca de 800 alunos estão aptos
a participar, só neste semestre.

Nenhum comentário:
Postar um comentário