quarta-feira, 8 de outubro de 2008

As propostas do governo Heródoto Bento de Mello

TRÂNSITO

Será adotada a sugestão de um eleitor para a inversão das mãos de direção das ruas Leuenroth e Comandante Ribeiro de Barros (antiga Rua do Arco), a fim de reduzir os congestionamentos no Paissandu. O sentido de direção da Rua Leuenroth passará a ser da Avenida Alberto Braune para a descida do viaduto, com sincronia dos sinais da esquina da Avenida Conselheiro Julius Arp com Praça Marcílio Dias. Ao longo do eixo rodoviário será implantada a onda verde. O motorista que mantiver a média de velocidade de 50 km/h poderá chegar a Conselheiro Paulino sem sinais vermelhos. As duas faixas da esquerda da Avenida Euterpe Friburguense poderão ser separadas por muretas e implantada mão dupla. O sistema receberá o fluxo da RJ-150 (Nova Friburgo-Amparo-São José do Ribeirão) com destino ao Centro. Nos horários de rush, a mão dupla poderá absorver também parte do tráfego do eixo rodoviário, no sentido Duas Pedras-Centro, com inversão de mão da ponte em frente à Fábrica Haga.

ESTACIONAMENTO

Será adotado o estacionamento rotativo, com cobrança, nas ruas do Centro. Os estacionamentos particulares contarão com incentivos, como a redução do IPTU. A carga e descarga em todo o Centro será terminantemente proibida antes das 21h, assim como a circulação, em qualquer horário, das carretas pesadas, os treminhões. “Os motoristas dessas carretas que se virem. Trânsito pesado no centro da cidade não pode e pronto.”

SEGURANÇA

Será criada a Secretaria de Normas de Segurança, que abrangerá a Defesa Civil, Guarda Municipal e Autran (Autarquia Municipal de Trânsito). “Hoje ninguém respeita os fiscais de posturas. Os motoristas têm que começar a parar nas faixas de pedestres para o povo atravessar. Com mais educação pode-se diminuir a violência”, disse. “Vou convidar para essa pasta o ex-comandante geral da Polícia Militar no estado, coronel Hudson de Aguiar Miranda, que é natural de Itaocara e seu avô já foi meu chefe político no passado”, adiantou. Será reduzido também o número de secretarias e criados cargos de chefia, cujos titulares serão incumbidos de realizar projetos específicos.

PROJETOS ESPECIAIS

Para esta secretaria será convidado o engenheiro Berbert (ex-gerente da Tecnosolo) e cada projeto terá um responsável. O indicado para o trem do futuro, por exemplo, terá que viabilizar tudo o que for preciso para implementar este projeto, assim como os demais. Serão priorizados os talentos da terra para gerenciar ações diversas. “Os técnicos de fora vêem tudo teoricamente, em cima de papéis, não conhecem a nossa realidade. Vou pedir à prefeita Saudade Braga que não assine nada. Prefiro ver e analisar tudo, até mesmo as licitações para as obras do PAC. Há muita coisa que precisa ser avaliada por técnicos, de engenheiro para engenheiro”. O trem, por exemplo, é uma obra muito simples sob o ponto de vista técnico. “Não há mistério algum. São estruturas de ferro em arcos de cerca de dez metros de altura, com fundações de concreto nas margens do rio, um serviço que qualquer pedreiro é capaz de fazer.” A mão-de-obra local também será aproveitada na construção do aeroporto municipal, no distrito de Campo do Coelho.

TRANSPORTE COLETIVO

Será implantada, num primeiro momento, a bilhetagem eletrônica, com cartões magnéticos que substituirão os vales-transporte de papel. O sistema permitirá o fechamento da rodoviária de integração, atualmente muito pequena para a demanda de passageiros. Com isso, a integração (troca de ônibus com pagamento de uma só passagem) poderá ser feita em qualquer ponto de parada, com a validade de duas horas. “Se o usuário vier ao Centro e quiser retornar para casa em menos de duas horas, poderá fazê-lo sem ter que pagar outra passagem.” Posteriormente, os ônibus serão integrados ao trem do futuro, o que permitirá a redução da quantidade de ônibus em circulação no Centro, melhorando sensivelmente o trânsito, já que atualmente a Avenida Alberto Braune recebe 2,1 mil ônibus por dia.

MEIO AMBIENTE

A Caenf (Concessionária de Águas e Esgotos de Nova Friburgo) terá que assumir o compromisso de tratar todo o esgoto doméstico, com análise detalhada do contrato de concessão do serviço. As estradas vicinais receberão atenção especial, com implantação de sistema de drenagem e pavimentação, que será facilitada por uma usina de asfalto. As políticas ambientais também serão valorizadas permanentemente.

TURISMO

Receberá atenção especial. Será implantado o circuito romântico, entre São Pedro da Serra e Vargem Alta. Haverá implementação de políticas para incrementar o setor, com festas e eventos que atraiam o visitante. A estação meteorológica será transferida para a região de Salinas, onde, no inverno, a temperatura é negativa, o que certamente será notícia na imprensa do Rio de Janeiro e, conseqüentemente, atrairá mais turistas para a cidade. “Se os visitantes encontrarem uma cidade antenada com o futuro e bem arrumada, voltarão sempre. Vamos arrumar a cidade para os 200 anos e para as gerações futuras. Eu sou a tradição histórica e, ao mesmo tempo, o exemplo da aspiração dos jovens para o futuro.”

RELAÇÃO COM A CÂMARA DE VEREADORES E ALERJ

“Acredito que minha coligação terá quatro vereadores e há outros que já são historicamente meus. Os outros estão lá porque pegaram o trem errado. Quanto ao deputado Olney, foi uma pena ele ter se esforçado para macular a imagem que eu tinha dele. Ao se desesperar com as pesquisas, ele preferiu caminhar fora da ética. Foi lamentável. Até agora ele não foi exemplar com relação a Nova Friburgo. Se o deputado não quiser apoiar Nova Friburgo, boa noite!”

SAÚDE E EDUCAÇÃO

Será feito um mutirão na saúde para zerar consultas e cirurgias pendentes. Em seguida, será implantado o cartão da saúde, que permitirá a marcação de consultas no SUS por telefone, e construído um novo hospital. Os postos de saúde, principalmente os da zona rural e de locais mais populosos, funcionarão como mini-hospitais, com enfermarias e ambulâncias, desafogando, assim, as urgências dos hospitais. Na educação, a prioridade será a implantação do horário integral nas escolas e o fim da aprovação automática nas séries iniciais, com valorização dos professores.

CARNAVAL

A idéia do carnavalesco Jorginho Freitas, de transferir os desfiles para a área em frente à Prefeitura, será avaliada. “Acho que 300 metros para a evolução das escolas é suficiente, de forma compacta, para o povo prestigiar das arquibancadas.”

Fonte: AVS de 08/10

Um comentário:

RODRIGO PHANARDZIS ANCORA DA LUZ disse...

Concordo quanto à adoção de um estacionamento rotativo pago nos logradouros do centro da cidade, pois acho necessário desestimular o uso do automóvel. Já o horário da carga e descarga penso que deve mesmo ser revisto e apenas proibido nos horários de maior movimento de segunda a sábado em dias úteis. Pois temo que se os caminhões forem despejar os produtos transportados de madrugada poderão incomodar os moradores da avenida Alberto Braune num horários em que as pessoas precisam durmir para estarem bem dispostas ao trabalho no dia seguinte. No que se refere à criação da Secretaria de Segurança, acho bem apropriado, sendo indispensável neste caso a extinção da AUTRAN e a abrangência também do Departamento de Posturas pelo novo órgão. Tenho dúvidas, porém, se haveria necessidade de termos uma secretaria específica para "projetos especiais", pois a meu ver bastaria que fosse criada uma coordenadoria dentro da atual Secretaria de Planejamento, o que, evidentemente já seria oneroso para os cofres públicos. A respeito da bilhetagem eletrônica, sem dúvida é uma boa medida e que permitiria em breve aposentar a rodoviária urbana na Pça. Getúlio Vargas dando ao espaço uma outra destinação voltada para a cultura, turismo e lazer. Por sua vez, o problema da CAENF dependerá da continuidade das atuais tratativas que vem ocorrendo entre o poder concedente e a concessionária, o que exigirá um desempenho com maestria do prefeito eleito durante as negociações. A idéia de atrair o turismo para Salinas é ótima, sendo que a Prefeitura precisará incentivar a abertura de hotéis e pousadas ali para todos os bolsos. No que se refere à transferência dos desfiles de Carnaval para a área em frente ao prédio da Prefeitura, parece-me bastante adequado, sobretudo para fins de segurança e tranqüilidade dos moradores da cidade. Espero, porém, que a intensidade do barulho, bem como os horários de silêncio sejam levados em cona pelo futuro prefeito.