quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Dia de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra

No dia 20 de novembro é comemorado o Dia Nacional da Consciência Negra, data instituída há sete anos, pela então governadora Benedita da Silva, quando tornou-se feriado no estado do Rio de Janeiro. Esta data, de acordo com relatos históricos, é o dia em que o líder negro Zumbi foi assassinado por um aliado que foi capturado e torturado até revelar onde se localizava o esconderijo do líder. Depois de ser esfaqueado pelo traidor, Zumbi foi decapitado e teve a cabeça salgada e espetada em um pedaço de madeira para ser exposta na praça. A crueldade serviria para eliminar o mito do ser imortal. A cabeça permaneceu no local até a total decomposição.

Zumbi representa para a comunidade afro-descendente o exercício de luta, o exercício de cidadania, a questão de ocupação do espaço e se entender como ser enquanto ser.

Recentemente o IBGE divulgou o aumento significativo do número de pessoas que se autodeclaram negras. Até bem pouco tempo atrás os afro-descendentes diziam ser pardos ou mulatos ou que eram brancos - Mas hoje declaram-se negros.

Nova Friburgo foi o primeiro município do Brasil a hastear oficialmente a bandeira pan-africana. Hoje é um fato comum em outros lugares. “Isso se deu em 1981 ou 1982, e a bandeira pan-africana foi criada por um jamaicano”, explicou Tadeu, do Centro Afro-Brasileiro Ysun-Okê. Outro fato interessante é que o ex-prefeito Feliciano Costa foi o primeiro chefe do Executivo negro no município e, além disso, foi o primeiro oficial médico negro da Marinha do Brasil.

Fonte: AVS

Nenhum comentário: