quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Nova lei reduz estágios

Depois de quase dois meses em vigor, a nova Lei do Estágio (11.788/08) provocou redução de 40% no número de novas vagas. Segundo o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube), empresas e instituições de ensino ainda estão se adaptando. O País tem 13,5 milhões de estudantes e, segundo a Associação Brasileira de Estágios (Abres), mais de 1 milhão de estagiários. Aproximadamente, 60 mil já foram dispensados.

A lei, que entrou em vigor em setembro, define novos parâmetros para as contratações de estagiários, como a limitação da carga horária, a obrigatoriedade da bolsa-auxílio e vale-transporte e férias remuneradas de 30 dias. Até o Superior Tribunal de Justiça (STJ) suspendeu temporariamente as contratações, para preparar as adaptações. A Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento também editou novas normas. Agora, até os profissionais liberais poderão contratar estagiários, desde que sejam nas áreas afins.

ESPECIALISTA DÁ DICAS PARA SEGURAR VAGA

COMPORTAMENTO
Giuliano Bortoluci, diretor de Comunicação da Estagiários.com, empresa especializada na seleção e contratação online de estagiários, dá algumas dicas de como se comportar no estágio para garantir a vaga, mesmo em tempos de retração.

SEM ACOMODAÇÃO
O estágio é um momento de aprendizagem. É natural que o estudante se sinta perdido em um primeiro momento, mas é importante ir atrás do conhecimento, procurar saber como se faz e não limitar o conhecimento à sua área de atuação. “Quem almeja efetivação deve pensar nisso”, diz Bortoluci.

NÃO USAR GÍRIAS
O especialista alerta que há expressões comuns ao cotidiano do jovem, mas elas devem ser evitadas em ambientes corporativos: “Isso passa uma imagem de falta de profissionalismo e de postura”.

TER PONTUALIDADE
Uma das formas de avaliar o estagiário é pelo desempenho nas tarefas: qualidade e cumprimento de prazos. Isso pode fazer a diferença.

PERGUNTAR SEMPRE
“Não tenha vergonha, pergunte!”, orienta Bortoluci. Para ele, é natural que o estagiário tenha dúvidas. E as perguntas não devem ser restritas à atividade. Podem ser relacionadas ao ambiente de trabalho ou segmento.

NÃO PERDER TEMPO
Administrar bem o tempo no trabalho é algo louvável para qualquer profissional, estagiário ou não. Isso significa realizar todas as tarefas nas seis horas diárias de estágio. O estudante deve evitar navegar na Internet para coisas sem importância. Outra medida importante é não utilizar programas de relacionamento, como Orkut e MSN, e perder tempo com atividades que não fazem parte do trabalho.

Fonte: O Dia Online

Nenhum comentário: